03/07/2023 - 17:38 | última atualização em 03/07/2023 - 17:43

OABRJ e Cáritas-RJ firmam parceria em prol de refugiados

Acordo foi anunciado em evento na sede da Seccional

Biah Santiago

A OABRJ, por meio de sua Diretoria de Apoio à Advocacia e da Comissão de Direito da Pequena e Média Empresa (CDPME), firmaram, em evento nesta segunda-feira, dia 3, na sede da Seccional, acordo de cooperação com o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (Pares Cáritas-RJ), com apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), para fomentar iniciativas que apoiem profissionalmente empreendedores refugiados no país.

É possível assistir ao encontro na íntegra pelo canal da Seccional no YouTube.

“Os refugiados, mesmo aqueles que já eram empreendedores, infelizmente, foram excluídos de suas sociedades. Por esse motivo, resolvemos fazer essa parceria para que todos tenham a oportunidade de ser incluídos socioeconomicamente”, afirmou a diretora de Apoio à Advocacia da OABRJ, Emília Garcez, durante a abertura do encontro.

“A Ordem preza e luta pela advocacia, mas também por uma sociedade mais justa e igualitária. Percebemos que apenas a orientação jurídica e a capacitação profissional não atenderiam à necessidade dos empreendedores, então com esse acordo de cooperação, buscamos alcançar esse objetivo”.

Ao lado de Emília, compuseram a mesa a vice-presidente da Ordem, Ana Tereza Basilio; a integrante da comissão e da Comunidade Errejota, Renata Haje; e as integrantes do Pares Cáritas-RJ: a coordenadora-geral, Aline Maria Thuller; e a coordenadora da Integração Local, Débora Alves.

“Esse acordo cumpre uma função institucional muito importante da Ordem, que é a solidariedade e o auxílio à sociedade”, considerou Basilio.

“O Brasil foi constituído e construído por imigrantes. De alguma maneira, todos nós somos ou temos sangue de imigrantes. Nosso país é célebre por receber colegas que tenham vindo de outros países por questões políticas, guerras e outras razões. Os empreendedores refugiados têm muito a contribuir com o desenvolvimento do nosso país, que detém oportunidades e com esta ajuda, só trará novos benefícios à economia brasileira”.

A integrante da Comissão de Direito da Pequena e Média Empresa da OABRJ, Renata Haje, apresentou dados que constatam a necessidade de criar ferramentas e mão de obra qualificada para pessoas refugiadas.

“Estamos falando de direitos de pessoas que enfrentam uma das situações mais severas em que o ser humano é posto, de serem isolados socialmente. É muito importante, enquanto Ordem, poder ressignificar e apoiar como um todo parte da história de um país feito por imigrantes”, refletiu Renata.

“Com este acordo, poderá ser dado ferramentas e chances dessas pessoas empreenderem no Brasil de forma plena. Nos últimos três anos, tivemos um crescimento de 73% de empreendedores estrangeiros, hoje quase 75 mil pessoas. Apenas no Sudeste, este número chega em torno de 55% de pessoas vindas de outros países”.

Renata destacou, ainda, que, em sua maioria, os empreendedores são oriundos de países latino-americanos como a Venezuela, Bolívia e Colômbia. Os serviços prestados por refugiados vão desde o varejo de vestuário, como confecção de roupas, a atividades de beleza e negócios voltados à alimentação.

Para a coordenadora-geral do Peres Cáritas-RJ, Aline Maria Thuller o acréscimo do trabalho, conforme a procura de refúgio, tornou essencial formar parceria com outras instituições afins.

“Iniciamos nosso projeto para refugiados ainda no contexto da ditadura militar. Ao longo dos anos, infelizmente, o trabalho aumentou conforme o mundo batia recordes de pessoas forçadas a abandonar suas casas e seus países”, declarou Aline.

“Por muitos anos trabalhamos sozinhos, e a cada parceiro novo que chega, como a OABRJ, é um sopro de alegria, força e esperança para continuarmos. Hoje é um momento significativo em que poderemos ampliar as possibilidades para essas pessoas. O Brasil não perde quando acolhe refugiados, e sim recebe muito mais deles do que entrega, pois ganhamos em experiência de vida, cultura e capacitações de trabalho que enriquecem nosso país”.

Responsável pela palestra, a coordenadora do Peres Cáritas-RJ, Débora Alves explicou os objetivos e fundamentos da Plataforma Trampolim - disponível no site trampolimcaritasrj.org.

De acordo com ela, o projeto gratuito foi criado para integrar e estimular a geração de renda e a recolocação no mercado de trabalho de pessoas refugiadas. Entre as formas de auxílio junto a diversas empresas estão orientações para encontrar oportunidades de emprego, contratação de serviços, capacitação ou treinamento profissional.