08/03/2017 - 13:20 | última atualização em 09/03/2017 - 10:08

OAB/RJ e Caarj: extensa programação marca mês das mulheres

redação da Tribuna do Advogado e site da Caarj

Celebrado nesta quarta-feira, dia 8, o Dia Internacional da Mulher está sendo marcado por uma série de ações e eventos promovidos pela OAB/RJ e pela Caarj durante o mês de março. Em comparativo de dados do IBGE de 2010 com índices do Conselho Federal divulgados este ano, o número de mulheres advogadas cresceu mais de 65% neste período e a previsão é de que daqui a dez anos toda advocacia fluminense seja composta por maioria feminina. Para o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, é importante observar esta mudança e empoderar a mulher advogada.

Desde segunda-feira, dia 6, o facebook da Ordem presta homenagem às advogadas brasileiras, destacando histórias de personagens pioneiras em suas áreas, como Myrthes Gomes de Campos, primeira advogada do Brasil, Ivone Ferreira Caetano, primeira juíza e desembargadora negra do TJ/RJ, e Maria Augusta Saraiva, primeira mulher a ingressar na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco. Além das homenagens, a página da Seccional também alterou sua foto de perfil, em alusão à luta das mulheres.

O evento Mulheres incríveis, histórias extraordinárias deu início a uma série de palestras da OAB/RJ em alusão ao tema. Realizado na última segunda-feira, dia 6, o encontro foi promovido pelas comissões OAB/Mulher e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Seu propósito foi apresentar relatos de mulheres com deficiência que vencem diariamente preconceitos e obstáculos para concretizarem metas profissionais e pessoais.

Na manhã desta quarta-feira, a OAB/Mulher e as comissões dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Direito Homoafetivo promoveram o debate 8 de março é dia de conquistar direitos e não retroceder. Segundo a presidente da OAB/Mulher, Marisa Gaudio, o machismo está arraigado em nossa sociedade de tal forma, que ainda é fundamental discutir constantemente meios de combater a violência de gênero.

Na próxima segunda-feira, dia 13, a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ fará uma homenagem, in memorian, ao centenário da advogada Alzira Grabois. Alzira faleceu em 1998, aos 82 anos, após uma vida dedicada à luta pelos direitos humanos e pela reparação dos crimes da ditadura civil militar.

Caarj organiza uma série de ações

Para celebrar os avanços e lembrar o que ainda precisa ser mudado para as transformações sociais necessárias, a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) também preparou uma agenda intensa de eventos. Todos os seus eixos estarão em atividade com um calendário próprio para a discussão de temas relevantes para o público feminino, o estímulo à prática de atividades físicas e o bem-estar mental.

Também estão na agenda eventos culturais, como o Cineclube Direito em Movimento, que será realizado no Cine Odeon no dia 23, às 18h, com a exibição do filme As Sufragistas

O Eixo Vida passará por 20 subseções em todo o estado com ações da prevenção itinerante, informações nutricionais, shiatsu e auriculoterapia; e o Eixo Social irá trazer mais uma edição do já bem-sucedido Curso Casais Grávidos, que será realizado no dia 25.

Para o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, 8 de março não é apenas o dia de agradar e elogiar companheiras, amigas e colegas: "É um dia de reflexão sobre todos os obstáculos que ainda devem ser ultrapassados para que as mulheres atinjam a plenitude de seus direitos políticos, civis e sexuais. Se um número de mulheres já se sente plenamente confortável com seu status, isso se deve àquelas que estiveram na vanguarda e se sacrificaram no passado. E certamente esse não é o sentimento da maioria da população feminina".