08/03/2023 - 20:22 | última atualização em 10/03/2023 - 17:55

COMPARTILHE

OABRJ assina convênio de valorização feminina com o governo estadual

Evento marcou comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Seccional

Felipe Benjamin



Em evento que lotou o Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, a OABRJ marcou, nesta quarta-feira, 8, o Dia Internacional das Mulheres com a assinatura de Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado para o desenvolvimento de ações de valorização feminina, que incluem o estímulo a serviços voltados às mulheres e o enfrentamento à violência de gênero.

Escalado para comandar o evento, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, imediatamente transferiu a Presidência da mesa à vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, que destacou as ações de Luciano na defesa da advocacia feminina.

"O presidente Luciano é um aliado de longa data das mulheres e costumo dizer que foi o seu voto que garantiu a vitória da paridade dentro do sistema OAB", afirmou Basilio.


"Queria saudar os presidentes de subseção, porque eles são os principais atores desse convênio. Por meio desta parceria, a OABRJ, ao lado da Secretaria da Mulher, colocará em prática uma série de iniciativas. Ainda temos muito a conquistar, mas esse convênio é uma grande contribuição para as conquistas das mulheres no estado inteiro", enfatizou a vice-presidente.



Completaram a mesa o vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; a secretária estadual da mulher, Heloísa Aguiar; a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio; a presidente da OABRJ Mulher, Flávia Ribeiro; o diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ, Paulo Grossi, e a coordenadora da Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ no Âmbito da Mulher, Gloria Heloiza. A vice-diretora de Valorização da Advocacia da OABRJ no Âmbito das Prerrogativas, Carolina Miraglia foi a mestre de cerimônias do evento.

"A OABRJ é um dos pilares que temos para estabelecer estratégias de ações que promovam a pauta da mulher no nosso estado, trazendo à tona que precisamos de equiparação, colocando as mulheres no patamar de igualdade que ainda não vemos nas instâncias de poder", afirmou o vice-governador.


"Esse é um desafio de todos nós, agentes públicos. Mais importante ainda é que nos coloquemos no lugar das mulheres que, constantemente, são vítimas das mais diversas formas de violência. Qualquer tipo de agressão deve ser contundentemente rechaçada e precisamos ter estratégias de ação para garantir que isso não aconteça. Muitas mulheres estão sem voz, esquecidas pelo Poder Público. O fato de estarmos aqui reunidos para assinar um acordo de cooperação deve ser comemorado, mas este não é o fim do processo. É o início de um marco no qual temos muitas responsabilidades e desafios, e no qual faremos o melhor trabalho possível". 



Primeira mulher a ocupar a Presidência da Caarj, Marisa Gaudio se mostrou otimista com a assinatura do convênio, e destacou o pioneirismo da OAB nas questões de igualdade de gênero.

"A fala do vice-governador me deixa muito esperançosa, porque nós mulheres sabemos que, sozinhas, não conseguiremos ir muito longe", disse a presidente da Caixa.


"Apesar de sermos mais da metade da população e mais da metade da advocacia, mesmo com paridade, ainda somos muito desvalorizadas pela sociedade. Essa união é o que fará com que as pessoas percebam a importância da igualdade, da inclusão e da diversidade. Quero parabenizar a OABRJ pela iniciativa. Mais uma vez, nós saímos na frente".



Última integrante da mesa a se manifestar, a coordenadora Gloria Heloiza destacou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade brasileira e louvou as parcerias em defesa da proteção da população feminina. 

"Faz exatamente um ano que fizemos um apelo pela criação da Secretaria da Mulher, então hoje é dia de celebrar, entre as muitas conquistas que tivemos, a realização de um sonho de todas as mulheres fluminenses, e tenho certeza de que ao lado da Secretaria não teremos mais 1.400 mulheres vítimas de feminicídio como tivemos no ano passado", afirmou Gloria.


"É muito triste olhar para todos aqui e pensar que todas nós somos pessoas de muita sorte, capazes de escolher nossas trajetórias. Infelizmente, o Brasil continua sendo o país que mais mata suas mulheres e que mais dificulta a vida de sua população feminina. Quero homenagear todas as mulheres que conseguiram se libertar do ciclo de violências, abrindo suas vozes, fazendo que estejamos aqui hoje lutando para que isso não aconteça mais. O Judiciário, ao lado da sociedade civil e da OABRJ inaugurará uma era de ouro na promoção da valorização das mulheres. Uma vida de respeito não é um luxo, é um direito nosso. E direito se conquista e se exerce".



Assista à íntegra do evento no canal da OABRJ no YouTube.

Abrir WhatsApp