24/11/2008 - 16:06

COMPARTILHE

OAB/RJ e artistas do Rio realizam ato em defesa da indicação de Cristovam Buarque a diretor-executivo da Unesco

OAB/RJ e artistas do Rio realizam ato em defesa da indicação de Cristovam Buarque a diretor-executivo da Unesco

 

 

Da redação das Tribuninhas

 

24/11/2008 - Atores, produtores, cineastas e diretores de teatro do Rio de Janeiro realizam nesta quinta-feira, dia 27, às 10h30, no auditório da OAB/RJ (Av. Marechal Câmara, 150, 4º andar), ato em apoio à indicação do senador Cristovam Buarque ao cargo de diretor-executivo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

 

O evento, organizado pela Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR) e apoiado pela Seccional e por entidades representativas dos artistas do Estado, como o Sindmusi (Sindicato dos Músicos Profissionais do RJ); Núcleo Independente de Músicos; GAP Pro Musica; e a Associação de Produtores Independentes de SP (APTI), contará com a presença de artistas. Já confirmaram presença Hamilton Vaz Pereira, Fernanda Abreu, Francis Hime, Olivia Hime, Roberto Frejat, e Gabriel, o Pensado. A atriz Fernanda Montenegro lerá um manifesto de apoio da classe à candidatura de Buarque. 

 

No ano de 2009, caberá à América Latina indicar, pelo sistema de rodízio, o novo diretor-executivo da entidade. O senador brasileiro tem a simpatia de todos os países latino-americanos, restando, portanto, ao governo brasileiro endossar o nome de Cristovam Buarque. O vice-presidente da OAB/RJ, Lauro Schuch, disse que a indicação de Cristovam Buarque também é consenso nacional, porque toda a trajetória dele foi, e continua sendo, voltada para as áreas da educação e da cultura. "Essas questões foram centrais na candidatura dele à presidência da República, em 2006", afirmou Schuch. 

 

Além da indicação, é necessário que o nome do senador seja postulado oficialmente pelo Brasil, por isso a manifestação pública em prol de sua candidatura. Cristovam Buarque teve atuação importante em diversas lutas a favor da cultura e da educação. A ação do senador foi decisiva para aprovação do retorno da educação musical ao currículo escolar ou agora com o projeto para regulamentação da meia entrada, só para citar alguns exemplos.

  

O vice-presidente da OAB ressaltou, ainda, a importância da escolha de Cristovam Buarque para o Brasil, nome sugerido pelo presidente da ONU, Kofi Annan, e pelo ex- presidente de Portugal, Mário Soares : "a Unesco é o braço da ONU para a questão cultural. Portanto, ter  um representante brasileiro na diretoria-executiva, pela primeira vez, é muito bom para o nosso país, que é, ao mesmo tempo, muito rico na qualidade da produção cultural e muito carente na área de educação. Com a sua escolha, poderíamos contar com uma atenção maior para os dois setores e mais incentivos".

Abrir WhatsApp