08/07/2022 - 10:33 | última atualização em 08/07/2022 - 20:09

OABRJ apresenta Conselho Consultivo durante sessão do Pleno

Grupo formado por experientes advogados auxiliará Diretoria da Seccional; veja o que mais aconteceu na sessão

Felipe Benjamin

Formado por um grupo de experientes nomes da advocacia, o Conselho Consultivo da OABRJ se reuniu nesta quinta-feira, dia 7, na sala da ONU e, momentos mais tarde, foi empossado durante a 7ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da Seccional, no Plenário Evandro Lins e Silva, em cerimônia comandada pelo presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

"Tenho uma enorme clareza quanto à responsabilidade histórica da Ordem nesse momento, e do nosso compromisso neste ano com a democracia brasileira", afirmou Luciano durante o encontro com o Conselho Consultivo. "Teremos um processo eleitoral muito difícil, tivemos a primeira reunião do nosso Observatório Eleitoral, então este conselho, com o peso do nome de seus componentes, será importante para ajudar a preservar a democracia e ajudar a Ordem a cumprir seu papel".

Bastante aplaudido, o coordenador do conselho, João Batista Lousada Camara, destacou a importância do grupo no futuro da Seccional.

"Primeiramente, nos sentimos muito honrados pela constituição do Conselho Consultivo", afirmou. "Já conversei com o presidente Luciano que não temos qualquer pretensão de tentar ganhar do Conselho Seccional. Mas este grupo, junto, soma mais de 500 anos de idade, então temos uma experiência acumulada que pode ajudar o Pleno e a Presidência da Ordem, sempre que formos solicitados. Nosso objetivo é o prestígio da OABRJ que deve sempre ser, entre as seccionais do Brasil, pioneira e protagonista. Não podemos nos omitir jamais, especialmente nesse momento tão difícil em relação ao que o futuro nos reserva nos próximos meses".

Além de Camara, foram empossados como membros do Conselho Consultivo os advogados Marcos Bruno, Henrique Maués, Humberto Jansen, Ricardo César Pereira Lira e Dea Matozinhos.

"Estamos à disposição de cada um para ajudar no que for necessário, aconselhando de acordo com nossa convergência em termos opinativos", afirmou Câmara. "Não estamos aqui para ter uma comissão como pano de fundo para que digam que ela existiu e nada fez. Estamos aqui para auxiliá-los. Esse é nosso papel e nossa missão: trabalhar pelo engrandecimento da nossa Seccional".

Ordem apresentou convênio para sistema de assinatura eletrônica

A sessão solene do Conselho Seccional também lamentou os recentes falecimentos dos advogados Antônio José Barbosa, Paulo César Brasiliense Canuto e Condorcet Rezende, todos  na última semana.

"Perdemos três colegas muito importantes", afirmou Luciano. "Foram perdas muito grandes para a advocacia. Na quarta-feira, na sala da Ordem na Gomes Freire, perdemos o Canuto, um dos mais antigos membros da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Prerrogativas. Tivemos também a perda de nosso Antonio José, o Toninho, uma liderança muito grande, presidente por vários mandatos da OAB/Niterói. Esse, para mim, foi um fato muito doído, pois Toninho era meu amigo pessoal e companheiro de várias lutas. Era uma pessoa com um coração imenso e um carinho e uma consciência do dever com a Ordem muito grandes. Na sexta-feira, perdemos também o Condorcet, que foi, sem dúvida nenhuma, importantíssimo para a própria história da advocacia empresarial do Rio de Janeiro e para a estrutura dos escritórios".

Diretora de Apoio à Advocacia, a conselheira Emília Garcez apresentou um convênio com a empresa Agile Corporation que disponibiliza àqueles que têm vínculo com a OABRJ um sistema de assinatura eletrônica e um sistema facilitador de pagamentos e recebíveis. A empresa disponibilizará uma plataforma na qual advogados e estagiários poderão utilizar o sistema para assinar até cinco documentos por mês.

Além disso, os beneficiários poderão efetuar pagamentos de custas processuais, tributos, boletos e honorários, de forma parcelada, através do sistema. A empresa instalará também um stand na Casa da Advocacia para tirar dúvidas e cadastrar advogados e estagiários.

"É importante destacar que esse convênio não traz nenhum custo à Ordem e não há exclusividade, ou seja, qualquer outra empresa que queira oferecer propostas e condições melhores, terá oportunidade de fazê-lo. Tenho certeza de que ele beneficiará muitos advogados e advogadas, principalmente no interior, onde vários colegas reclamam dos custos da máquina para receber honorários", afirmou Luciano.