08/09/2016 - 18:16 | última atualização em 12/09/2016 - 14:17

COMPARTILHE

OAB/RJ adere à campanha de incentivo à doação de órgãos

redação da Tribuna do Advogado

A OAB/RJ iniciou o mês iluminando a fachada do seu prédio com luzes verdes. A ação é um apoio à campanha Brasil verde, realizada anualmente pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) como forma de marcar o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. A Campanha Nacional de Doação de Órgãos ganha reforço em todo o país este mês, instituído oficialmente como o mês de incentivo aos transplantes em diversos estados.
 
Segundo dados da ABTO, atualmente mais de 33 mil brasileiros aguardam por um transplante. Destes, aproximadamente mil são crianças. Em nota publicada no dia 15 de agosto a associação divulgou que, até aquela data, somente em em 2016, 1.239 pessoas morreram na espera por um transplante de órgão.
 
A espera por um coração pode chegar a dois anos. Para os médicos, é preciso que os hospitais tenham mais acesso às notificações de mortes cerebrais. Mas o número de doadores ainda depende muito de uma mudança cultural, conforme frisa a ABTO. De acordo com os dados da campanha, a negativa familiar ainda é o principal motivo para a não doação.
 
A doação

No Brasil, para se tornar um doador de órgãos basta avisar a família, pois a doação de órgãos e tecidos só acontece com autorização documentada dos familiares. Podem ser doados rins, coração, pulmão, fígado, pâncreas e também tecidos, como pele, córneas, valvas cardíacas, ossos e tendões. Segundo a ABTO, um único doador pode salvar até 10 vidas. 

Também é possível ser doador ainda em vida, nos casos de transplante de rim, medula óssea e de parte do fígado e do pulmão.
 
Para mais informações sobre doação de órgãos e tecidos entre em contato com o Disque Saúde pelo telefone 0800-61-1997, com a Central Nacional de Transplantes, pelo 0800-6646-445 ou com a ABTO, nos números (11) 3283-1753 e (11) 3262-3353 e no site www.abto.org.br.
 
OAB/RJ

Ainda no mês de setembro, a OAB/RJ participará de uma segunda campanha. A partir do dia 19 de setembro, a iluminação do prédio da Seccional será amarela, em apoio ao mês de conscientização sobre o suicídio. A ação é conhecida como Setembro amarelo.
Abrir WhatsApp