01/11/2017 - 16:29 | última atualização em 13/11/2017 - 12:33

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OAB/RJ adere ao Novembro Azul, que informa sobre saúde masculina

redação da Tribuna do Advogado

 
                  
 
Após aderir ao movimento mundial Outubro Rosa, que conscientiza a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a OAB/RJ, durante todo o mês de novembro, terá sua fachada iluminada para lembrar sobre o Novembro Azul, campanha que segue os mesmos moldes para tratar da saúde do homem.

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando o mês já marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. Internacionalmente conhecida como Movember, a campanha não tem foco exclusivo, porém, na prevenção a esse tipo de câncer, mas alerta para outras doenças que acometem aos homens, como a depressão, por exemplo, e que, por motivos culturais, não recebem tratamento necessário em muitos casos.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de quebrar o preconceito relacionado ao ato de homens irem ao médico, mais especificamente, de serem submetidos, quando necessário, ao rastreamento do câncer de próstata pelo exame de toque retal.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
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