13/06/2022 - 18:36 | última atualização em 15/06/2022 - 14:17

OABRJ abre as portas para estudantes de Direito em visita guiada

Alunos conheceram espaços da Ordem e da Caarj com a presença de dirigentes e membros da advocacia

Biah Santiago

A Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ, juntamente com o projeto Caarj 4.0, desenvolvido pela Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), receberam na sede da Seccional, nesta segunda-feira, dia 13, estudantes de Direito da universidade Estácio de Sá de Cabo Frio. O grupo veio conhecer a estrutura e a história da OABRJ em uma visita guiada.

Vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio recepcionou os estudantes com entusiasmo, destacando a relevância de aprimorar os estudos buscando o caminho da ética e da justiça.

“Esta casa é de todos nós. Nossa bandeira não é somente a advocacia, é também a defesa da sociedade, do ordenamento e da Constituição”, enfatiza Basilio. “Temos um trabalho social muito grande e esperamos que cada um de vocês, quando se formarem, venham fazer parte disso. Aqui é a catedral do Estado democrático de Direito e por isso, sempre temos que nos questionar, interpretar e pensar técnica e juridicamente para honrarmos a advocacia”.

Interrompidas devido à crise sanitária da Covid-19, as visitas guiadas são dedicadas a apresentar aos estudantes de Direito as instalações da Ordem como o Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira - que lutou firmemente pelo ofício da advocacia - os plenários Evandro Lins e Silva e Carlos Maurício Martins Rodrigues e a parte administrativa da OABRJ, como os Escritórios Digitais, com acessibilidade para pessoas com deficiência, a Procuradoria-Geral e a área de peticionamento eletrônico, responsáveis pela notoriedade institucional da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro.

Subcoordenadora do Caarj 4.0 e Caarj Digital, Camila Rodrigues, em nome da Caixa de Assistência, expôs aos estudantes os benefícios e serviços oferecidos pela Caarj e a felicidade de ter a presença de alunos presencialmente.

“Em parceria com a Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ, é muito importante para nós do Caarj 4.0 receber os alunos dentro dos espaços da Ordem e da Caarj. Ter esse primeiro contato e mostrar todos os convênios e serviços que a Caixa tem, desde os anos iniciais da graduação até a formação”.

A Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Estácio de Sá Cabo Frio, Ana Carolina Barreto, citou a importância de os alunos conhecerem os espaços da Seccional. “É uma honra sermos a primeira turma a retomar as visitas guiadas na OABRJ. Sempre nos receberam com muito carinho e, hoje, mais do que nunca, é um marco de muita felicidade por voltarmos ao contato presencial e incentivar os estudantes a entender mais sobre a advocacia e seus espaços”, disse.

Chefe do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Walter Godoy apresentou as instalações da Ordem e explicou a importância histórica de nomes como Antonio Modesto da Silveira, que batiza o Salão Nobre da entidade:

"Entender a história é entender a importância da Ordem hoje. A OABRJ não é só uma instituição de auxílio aos advogados quando estes precisam. Temos um papel social e institucional que ultrapassam a nossa classe. Mas estamos sempre presentes em momentos de dificuldade, como ocorreu em Petrópolis esse ano e em Friburgo anos atrás. A Ordem é atenta à realidade do país e briga pela garantia de direitos de toda sociedade", enfatizou.

O jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Admar Gonzaga, prestigiou a visita guiada e proferiu palavras de incentivo aos estudantes.

“Vocês, como estudantes de Direito, devem fazer da profissão um meio de pacificação e não de promoção de conflito”, enfatiza Gonzaga. “O exercício da advocacia, para qualquer escolha que façam, sejam advogados, do Ministério Público, fazer concurso para juiz ou para o Judiciário, o conselho que dou é que abracem a profissão com a mesma energia, oferecendo o melhor resultado para a sociedade”.

Marcio Vieira, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OABRJ, parabenizou os estudantes pela dedicação em conhecer mais sobre a profissão: "É uma inesperada honra estar aqui diante de vocês. Na mesma universidade onde vocês estudam, inaugurei a primeira pós-graduação da Região dos Lagos e isso muito me alegra. Meu recado é para sempre acreditarem em vocês”.

Prestigiaram a visita: a presidente da Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ, Thaís Fontes; o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Tiago Santos; e Gabriela Tavares, funcionária do DAS, que também ficou responsável por mostrar aos estudantes as instalações da Ordem.