08/04/2024 - 15:01 | última atualização em 10/04/2024 - 19:39

COMPARTILHE

OAB/Rio Bonito entrega medalhas a advogadas e presidentes de subseção em reconhecimento à resiliência feminina

Felipe Benjamin




Criada pela OAB/Rio Bonito para homenagear advogadas no Mês Internacional das Mulheres, a Medalha Yacy Rodrigues Mello foi entregue à vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, e a outras 15 advogadas em uma cerimônia realizada na sede da subseção na sexta-feira, dia 5, que contou com a presença de diversas presidentes de subseções espalhadas pelo estado. 

Basilio fez parte da mesa do evento ao lado da presidente da subseção (que também abarca os municípios de Tanguá e Silva Jardim), Karen Figueiredo, e de seu vice, Rafael Rodrigues; além da tesoureira, Luciana Bartony, e da secretária-geral, Bianca da Rocha Conceição.


"Estamos aqui para homenagear mulheres que, com muita dificuldade, conseguiram presidir subseções e se destacar, e que estão aqui para mostrar a todos que as mulheres devem, sim, participar da vida política, seja na OAB ou na sociedade. Não poderia haver uma homenagem mais justa do que o reconhecimento a essas guerreiras, que são o que temos de mais precioso dentro da OABRJ", afirmou a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.



Ao longo da noite, foram homenageadas com a medalha a secretária-geral da subseção, Bianca da Rocha Conceição; as advogadas Lilian Cazorla do Espírito Santo Nunes, Franciele Amaral dos Santos Menezes, Martinha Ferreira Sá, Vanessa de Sá Pereira Medeiro, Flávia Cristina da Silva Fonseca, Rosana Cruz Silveira Vieira, Cátia Cristina Azevedo Franco, Ludmila Veiga Faria Franco e Renata Viviani de Paulo. 

"Tivemos casa cheia e homenagem a muitas mulheres, entre elas, a nossa principal liderança feminina da advocacia no Rio de Janeiro, Ana Tereza Basilio", afirmou Karen. "A homenagem é feita exclusivamente para as mulheres, mas mulheres e homens precisam estar ladeados em busca do crescimento da advocacia. Meu coração de presidente de subseção hoje transborda de alegria com essa cerimônia que deve funcionar como um fomento de motivação para continuarmos em frente".

Inicialmente agendada para o mês de março, a cerimônia teve que ser adiada em função das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no mês passado. Foram homenageadas também as seguintes presidentes de subseção: Veronica Estephanelli (OAB/Miracema); Fátima Lira (OAB/Pavuna); Gracia Barradas (OAB/Méier); Camila Monnerat (OAB/Cordeiro); Márcia Valéria Menezes (OAB/Três Rios) e Fernanda Chaves (OAB/Cambuci).

"Temos que ser cada vez mais fortes", afirmou Basilio. "E quanto maiores forem as adversidades, mais fortes nos tornaremos. Não desistam da luta e não desistam da Ordem, porque, com a união que vimos aqui, conseguiremos passar por qualquer obstáculo. O importante é nunca desistir e transformar aquilo que nos abate em força, experiência e vontade de vencer. As mulheres aqui são exemplos a serem seguidos por todas nós mulheres da advocacia do estado. Tudo valeu a pena para estar aqui hoje"

Abrir WhatsApp