30/08/2010 - 16:06

OAB/Niterói e UFF assinam parceria para resgatar a história da Ordem

Da OAB/Niterói

30/08/2010 - A OAB Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) vão firmar, no dia 6 de setembro, uma parceria com a proposta de resgatar a memória da entidade, desde a época em que foi OAB do antigo Estado do Rio, até sua transformação em 16ª Subseção com a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, há 35 anos.

O documento será assinado na Reitoria, em Icaraí, pelo reitor Roberto Salles e pelo presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva. O trabalho contará com a colaboração da Pós-Graduação de História. Há uma sugestão de que, após a conclusão da pesquisa, seja editado um livro, fortalecendo ainda mais a parceria entre as duas instituições.

Trata-se de mais uma iniciativa pioneira da OAB Niterói, segundo o presidente Antonio José, que considera "uma pena e uma absurdo que uma entidade que marcou época no antigo Rio de Janeiro não tenha passado".

"A maioria dos integrantes do mundo jurídico desconhece que o prédio, que hoje pertence à Caarj, foi construído com recursos próprios dos advogados da cidade. Não houve qualquer investimento de fora. O imóvel, com 11 andares, que possuía apartamentos para abrigar advogados do interior fluminense, foi levantado exclusivamente com o esforço dos profissionais da ex-capital. Houve uma cotização para a obra, um feito inédito que repercutiu em todo o país", lembra.

Antonio José revelou, ainda, que será resgatada a memória do jurista niteroiense Levy Carneiro, fundador e primeiro presidente da OAB nacional, do ministro Geraldo Bezerra de Menezes e do advogado e deputado federal Acúrcio Torres, líder do Governo Dutra na Câmara, que foram responsáveis pela integração da Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário. O parlamentar era irmão do advogado, jornalista e deputado Alberto Torres, que presidiu a OAB/RJ e o Grupo Fluminense de Comunicações.