19/01/2023 - 16:13 | última atualização em 19/01/2023 - 17:59

COMPARTILHE

OAB/Niterói lança 1ª Edição de Mentoria Jurídica Individual

Programa, que pretende auxiliar advocacia do município, será virtual e gratuito

Felipe Benjamin


A bem-sucedida experiência da Comissão de Mentoria da OABRJ chega agora a Niterói com o lançamento, nesta semana, da 1ª Edição de Mentoria Jurídica Individual, que auxiliará advogados a encontrarem mentores capazes de oferecer orientação a advogados em início de carreira ou que busquem experiência em novas áreas do Direito.


"O processo de interiorização do programa de mentoria é um passo importante para criarmos mais oportunidades para aqueles advogados de fora da cidade do Rio que também precisam de apoio", afirmou o presidente da comissão niteroiense, Thales Rezende Rodrigues de Miranda. "O presidente Pedro Gomes abraçou o projeto e possibilitou a abertura de mais uma frente do mesmo em Niterói".



Empossada em julho de 2022, a Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ anunciou, além de seu tradicional programa, uma série de cursos, e também uma cartilha, que segue disponível no Portal da Seccional. A experiência inicial inspirou a maior subseção do estado a apostar no intercâmbio entre advogados jovens e experientes.

"Eu e Thales fazemos parte da Comissão de Mentoria da Seccional, e eu sou uma mentorada", conta a vice-presidente da comissão da subseção, Elizabeth Pinsani. "Vimos os bons resultados, conversamos com a presidente do grupo da Seccional, Thais Fontes, e concluímos que era importante levar isso a outras subseções. Esse ainda é um projeto embrionário e temos muitos ajustes a fazer, mas já conseguimos contactar vários profissionais, das mais diferentes áreas. No momento, estamos apenas cadastrando participantes através de nosso formulário, mas já é possível perceber que há muita demanda. Tenho certeza de que esse é um projeto que crescerá em Niterói e em todo o estado".

O projeto será oferecido de maneira virtual e totalmente gratuita, e interessados podem obter mais informações através do e-mail [email protected]. O presidente da OAB/Niterói, Pedro Gomes, relembrou as orientações que recebeu de colegas mais experientes e celebrou o lançamento do projeto pela subseção.

"O contato próximo do mentor lhe permite conhecer melhor cada segmento do Direito e identificar quais são seus principais pontos passíveis de melhorias, preferências e aptidões", afirmou Gomes.

"Há 22 anos, quando iniciei na advocacia, não tive esta oportunidade de participar de um projeto tão grandioso que a OAB/Niterói está implementando agora, mas tive a oportunidade de ser 'orientado' por amigos e profissionais com mais tempo de estrada na advocacia, os quais encontrávamos nos corredores dos fóruns, e nestas oportunidades sanávamos dúvidas. Mas hoje, com o processo eletrônico e virtualização dos fóruns, acabamos nos distanciando deste contato diário. Tenho a certeza de que o projeto da mentoria alcançará o principal objetivo, que é a independência do advogado, trazendo a segurança na prática, coragem e gerência na advocacia, além de trazer ao encontro a jovem advocacia com a mais experiente".

A importância do projeto e o desejo de que ele seja estendido a todo o estado do Rio de Janeiro foram destacados pela vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.


"É de suma importância a interiorização da Comissão de Mentoria Jurídica para que a advocacia de todo estado seja atendida por esse importante projeto", afirmou Basílio. "É relevante levar, gratuitamente, ensino prático, atualizado e de qualidade para advogados e advogadas. Esse é o caminho mais eficaz para termos a profissão mais forte, valorizada e respeitada. O presidente da Subseção de Niterói, Pedro Gomes, prontamente implantou a comissão e, em parceria com a Seccional, irá realizar muitos projetos em parceria com a Mentoria da OABRJ”.

Abrir WhatsApp