27/05/2013 - 13:02 | última atualização em 28/05/2013 - 14:40

COMPARTILHE

OAB/Niterói ganha Núcleo Digital

redação da Tribuninha

Pioneira nas iniciativas voltadas para o apoio ao peticionamento eletrônico, a OAB/Niterói inaugurou na última sexta-feira, dia 24, seu Núcleo Digital. Idealizado pela Subseção, o Núcleo é uma parceria com a Seccional e a Caarj, "responsáveis por ceder os equipamentos e financiar a reforma", explicou Antonio José Barbosa da Silva, presidente da 16ª Subseção.
 
Localizado no 3º andar da sede da entidade, o Núcleo reúne a Central de Peticionamento eletrônico, antes instalada no 11º andar do prédio, postos de certificação digital, realizada por empresa conveniada com a OAB/RJ e que anteriormente funcionava no 8º andar, e um Centro de Inclusão Digital, local preparado para receber aulas práticas de processo e certificação eletrônica. 
 
Núcleo Digital
  • Central de Peticionamento eletrônico
     
  • Postos de certificação digital
     
  • Centro de Inclusão Digital
No novo espaço, todos os serviços já oferecidos pela subseção foram ampliados. A Central de Peticionamento ganhou mais seis computadores, somando dez no total, e terá três funcionários. A Certificação Digital agora tem espaço para dois atendentes. 
 
Como novidades, o serviço de preenchimento eletrônico da Guia de Recolhimento de Receita Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Grerj), e a Central de Inclusão Digital, sala com sete computadores que servirá de apoio às aulas do processo eletrônico.
 
"Os funcionários da subseção foram ao Rio para realizar o treinamento de preenchimento da Grerj. É mais uma novidade que lançamos nesta subseção e tenho certeza que será levada às demais regiões pela Diretoria da Seccional. Sem a parceria com as administrações da OAB e da Caarj estas conquistas não seriam possíveis", disse Antonio José.
 
Para Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ, a iniciativa e disposição administrativa do presidente Antonio José merecem ser elogiadas. "Muitos dos projetos levados às demais subseções nasceram em Niterói, como resultado do trabalho incansável do presidente Antonio José", afirmou.
 
A promessa de expansão de núcleos digitais no estado foi feita pelo tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, que representou Felipe Santa Cruz na inauguração. "Iniciativas voltadas para o apoio aos colegas são sempre bem vindas e serão levadas às demais subseções", assinalou.

Objetivo é expandir núcleos digitais para todo o estado
De acordo com o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, também presente à solenidade, se as arestas do processo eletrônico forem aparadas, o acesso à Justiça será cada vez mais fácil. "No Colégio de Presidentes de Seccionais [realizado em Bélem na segunda semana de maio] debatemos o processo digital e o Rio foi aplaudido, pois saiu na frente no auxílio aos advogados. Nesta Seccional, por meio de ideias de pessoas com visão, damos recursos e apoio aos colegas. A partir do momento que temos uma base de trabalho formada, podemos pensar, com alguma folga, em novos projetos para o dia a dia dos advogados", ponderou.
 
Participaram da cerimônia o presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador João Ziraldo, e o diretor do Fórum Trabalhista de Niterói, juiz Jorge Ramos.
 
TRT cumprindo sua parte
 
No evento, o diretor do Fórum do Trabalho de Niterói, juiz Jorge Ramos, anunciou a instalação de uma estrutura de apoio ao Processo Judicial eletrônico (PJe-JT). O espaço, localizado no térreo do fórum, terá uma equipe para distribuição de feitos e servidores que ficarão responsáveis por digitalizar petições em papel. "Seremos o primeiro fórum a efetivar este tipo de serviço", disse.
 
Abrir WhatsApp