18/08/2008 - 16:06

OAB/Niterói discute Direitos Humanos

Câmara Municipal de Niterói realizará seminário com convidados da entidade e seus representantes para lembrar fatos atuais e históricos

Do jornal O Fluminense

18/08/2008 - Na próxima semana, Niterói sediará o seminário Balanço da materialização dos Direitos Humanos no Brasil. O evento será realizado na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Waldeck Carneiro (PT), da subsecretaria de Direitos Humanos de Niterói e também da Rede de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente de Niterói. A reunião contará com a presença do deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT).

Segundo o vereador petista, o principal objetivo do seminário é debater criticamente os marcos que estabelecem alguns dos mais importantes direitos humanos no Brasil, entre eles os 60 anos da declaração Universal dos Direitos Humanos e os 20 anos da criação da Constituição Federal.

"O seminário vai debater também os 40 anos dos movimentos libertários que aconteceram no Brasil e no resto do mundo no significativo ano de 1968", completou Waldeck Carneiro, ex-secretário municipal de Educação.

A programação terá início na próxima quinta-feira, dia 21, com uma conferência de abertura a ser realizada no plenário da Câmara. Ela será ministrada pelo presidente da OAB/Rio de Janeiro, Wadih Damous. Em seguida, por indicação do vereador Waldeck Carneiro, haverá a outorga do título de Cidadão Niteroiense a Wadih Damous e do título de cidadão benemérito ao presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva.

O dia de palestras será aberto às 9h, com o painel 20 anos da Constituição Cidadã. O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá. O presidente da 16ª Subseção será o coordenador do painel. Em seguida, às 14h, sob a coordenação do subsecretário de Direitos Humanos de Niterói, Daniel Angelim, será aberto o debate 60 anos da Declaração Universal dos Direitos dos Homens.

Para finalizar, às 18 horas, terá início o vídeo-debate Marcha dos Cem Mil, 40 anos de lutas pela democracia no Brasil. Entre os debatedores, estará o deputado Biscaia.