17/08/2008 - 16:06

OAB/Niterói discute Direitos Humanos

Do Jornal O Fluminense

17/08/2008 - Na próxima semana, Niterói sediará o seminário "Balanço da Materialização dos Direitos Humanos no Brasil". O evento será realizado na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Waldeck Carneiro (PT), da subsecretaria de Direitos Humanos de Niterói e também da Rede de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente de Niterói. A reunião contará com a presença do deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT).

Segundo o vereador petista, o principal objetivo do seminário é debater criticamente os marcos que estabelecem alguns dos mais importantes direitos humanos no Brasil, entre eles os 60 anos da declaração Universal dos Direitos Humanos e os 20 anos da criação da Constituição Federal.

"O seminário vai debater também os 40 anos dos movimentos libertários que aconteceram no Brasil e no resto do mundo no significativo ano de 1968", completou Waldeck Carneiro, ex-secretário municipal de Educação.

A programação terá início na próxima quinta-feira, dia 21, com uma conferência de abertura, a ser realizada no plenário da Câmara. Ela será ministrada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous. Em seguida, por indicação do vereador Waldeck Carneiro, haverá a outorga do título de Cidadão Niteroiense a Wadih Damous e do título de cidadão benemérito ao presidente da OAB-Niterói, Antonio José Barbosa da Silva.

O dia de palestras será aberto às 9 horas, com o painel "20 anos da Constituição Cidadã". O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá. O presidente da OAB Niterói será o coordenador do painel. Em seguida, às14 horas, sob a coordenação do subsecretário de Direitos Humanos de Niterói, Daniel Angelim, será aberto o debate "60 anos da Declaração Universal dos Direitos dos Homens".

Para finalizar, às 18 horas, terá início o vídeo-debate "Marcha dos Cem Mil, 40 anos de lutas pela democracia no Brasil". Entre os debatedores, estará o deputado Biscaia.