07/11/2007 - 16:06

OAB/Niterói cria Comissão Pró-criação do Segundo TRT

Da Tribuna do Advogado

07/11/2007 - O presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa, recebeu a visita de deputados e lideranças de classe, que declararam apoio à iniciativa da entidade para lutar pela aprovação do projeto que cria o segundo TRT no Estado, a ser instalado na ex-Capital fluminense. Para o grupo, tal criação é o único remédio para o TRT não ser sufocado pela demanda descomunal de processos que advirão com a inauguração da refinaria da Petrobras em Itaboraí.

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous - que também criou uma comissão na Seccional para apoiar a medida - disse acreditar que a iniciativa será encampada pelo governador Sérgio Cabral, tendo em vista a sua relevância. A Comissão da OAB/Niterói já conta com um membro do governo do Estado.

A Comissão de Niterói conta com a participação do ex-deputado e ex-secretário de Estado Michel Saad; do jurista Jorge Loretti (ex-presidente do Tribunal de Justiça), do subsecretário da Região Metropolitana do Estado, Alexandre Felipe; do presidente da Associação Fluminense Advogados Trabalhistas (AFAT), Nilson Xavier, que também é o presidente da Comissão da OAB/RJ de Pró-Criação do Segundo TRT no Estado em Niterói.

O encontro contou com as presenças dos deputados federais Chico D'Ângelo (RJ) e José Eduardo Cardoso (SP), membro da Comissão de Justiça da Câmara; a deputado estadual Cida Diogo (RJ) e o vereador de Niterói, André Diniz, o presidente da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (Famerj), Anderson Rodrigues.

De acordo com o deputado José Eduardo, em São Paulo, a criação do segundo TRT, que funciona em Campinas, foi a solução encontrada pela magistratura para evitar o congestionamento do tribunal. O deputado Chico D'Ângelo prometeu lutar pelo novo tribunal e aceitou o convite para integrar a Comissão Pró-Criação do Segundo TRT para funcionar em Niterói, formulado pelo presidente da comissão, Fernando Dias. O presidente da Federação da Associação dos Moradores do Estado do Rio (Famerj), Anderson Rodrigues, aplaudiu a iniciativa da OAB de Niterói.

A iniciativa conta ainda com o apoio de alguns membros da magistratura trabalhista, como o ex-presidente do TRT desembargador Alédio Vieira Braga e o diretor do Fórum de Niterói, juiz Jorge Ramos.