06/12/2012 - 15:26

OAB/Macaé homenageia o presidente Wadih Damous

redação da Tribuninha

Conselhos aos novos advogados e elogios ao trabalho à frente da OAB/RJ marcaram a cerimônia de homenagem ao presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, realizada nesta quarta-feira, dia 5, na Câmara Municipal de Macaé. Proposta da presidente da 15ª Subseção, Andrea Meirelles, o evento foi dividido com a entrega da carteira a oito novos advogados da cidade

"É importante que os novos advogados entendam as responsabilidades de compor este quadro da advocacia. Se hoje falamos com orgulho e cabeça altiva, devemos em grande medida aos resgates empreendidos por Wadih Damous à frente desta casa", exaltou Marcello Oliveira, tesoureiro da Seccional e presidente eleito da Caarj.

Wadih Damous
presidente da OAB/RJ
A cerimônia contou com a participação de autoridades locais, como o prefeito e o vice-prefeito eleitos de Macaé, o deputado federal Dr. Aluizio e o vereador Danilo Funke, que entregou a Wadih uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal pela defesa do Direito e da Liberdade.

Andréa também fez a entrega de uma Placa de Agradecimento pelo trabalho do presidente da OAB/RJ. "Em três anos de mandato na Subseção de Macaé esta é a primeira homenagem proposta por mim e a mais digna que eu poderia fazer", disse, para em seguida, ao dirigir-se aos novos colegas, completar: "Vocês terão a honra de receber a carteira das mãos de um dos melhores advogados que o Rio de Janeiro já teve".

O advogado Norberto Rodrigues, responsável por apresentar Andréa Meirelles a Wadih há 11 anos, participou da entrega da Placa de Agradecimento. "Te conheço há quase trinta anos e a retidão e o compromisso com que abraça suas causas sempre foram os mesmos. Você passa pelo teste do poder sem nenhuma mácula. É importante que os novos advogados percebam onde se meteram ao escolherem a advocacia. Se indignar com a  Justiça é se comprometer em entrar na batalha com o poder. E você, Wadih, travou o bom combate por toda sua vida, sem se entregar aos malfeitos. Um compromisso que eu espero que sirva de exemplo aos novos advogados, iniciados hoje na profissão", assinalou Rodrigues.

Para Wadih, à frente da OAB ele viveu os melhores seis anos de sua vida. Em tom de despedida, o presidente destacou algumas conquistas: "Se tivéssemos nos atido só aos serviços corporativos já teríamos feito alguma coisa de relevante. Em oitenta anos de história a OAB se transformou na corporação porta voz da sociedade brasileira. Recuperar este caráter à Seccional do Rio de Janeiro era uma missão quando assumi a presidência e vejo que hoje, após campanhas positivas, recuperamos nosso papel de destaque à frente dos interesses da sociedade".

Para ele, todas as transformações referem-se a um passado dos advogados fluminenses que os novos colegas não vivenciaram. "Os novos esperam vitórias maiores e não presenciaram os tempos obscuros do passado para comparar nossas conquistas. A OAB é uma obra humana e sempre haverá demandas por transformações. Felipe Santa Cruz (atual presidente da Caarj e eleito presidente da OAB/RJ) tem o trabalho árduo de tornar ainda melhor aquilo que já é considerado bom pela maioria dos advogados", observou.

Dirigindo-se aos novos colegas, Wadih fez um pedido para que não abandonem à advocacia. "Enquanto houver injustiça social e a prevalência da lei do mais forte, o advogado será indispensável. A sociedade precisa de colegas preparados como vocês provaram que são", frisou.

Estavam presente à cerimônia, o procurador-geral da OAB/RJ e vice-presidente eleito, Ronaldo Cramer , o presidente da Subseção da Leopoldina, Frederico Mendes, e os vereadores Carlos Renato Lessa Trajano de Moraes, Ronaldo Costa e Altecir Ribeiro.