12/07/2024 - 17:42 | última atualização em 12/07/2024 - 17:47

OAB/Itaperuna inaugura galeria de ex-presidentes e entrega Medalha Sobral Pinto a decanos da advocacia

Biah Santiago e Mariana Reduzino

Para honrar os advogados que deixaram sua marca na história da Ordem, a OAB/Itaperuna inaugurou, na tarde desta sexta-feira, dia 12, a galeria de ex-presidentes da subseção. A solenidade também se prestou à entrega da Medalha Sobral Pinto aos colegas ligados à subseção que já ultrapassaram a marca do meio século de atuação na advocacia.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, foi responsável por narrar a história de Sobral Pinto, descrevendo a relevância do jurista na luta pela democracia.

“Sobral Pinto é um símbolo de dignidade e de dedicação à advocacia e à sociedade. Os agraciados de hoje recebem a mais alta comenda que a OABRJ concede aos advogados, por isso, temos imenso orgulho dos mais de 50 anos que dedicaram à justiça e a servir de exemplo para os colegas que chegam à Ordem”, declarou Basilio.

O presidente da subseção, Arthur Rodrigues, ressaltou o legado deixado pelos colegas àqueles que ingressam na profissão.

“São 50 anos dedicando a sua vida à justiça social, à democracia, aos direitos dos clientes. A Medalha Sobral Pinto eterniza todo o trabalho e a dedicação dos advogados à carreira”, considerou Rodrigues.

“Fico orgulhoso de receber estes homenageados, pois são pessoas que eu via nos corredores do fórum quando eu crescia como advogado. A forma como advogavam é uma verdadeira inspiração para mim. Podem ter certeza de que a advocacia de Itaperuna hoje é um reflexo dos anos dedicados por vocês à profissão”.

Dirigente da OAB/Itaperuna entre 1993 a 1995, Erlan Rodrigues, que integra a galeria de ex-presidentes e é pai do atual mandatário da subseção, Arthur Rodrigues, representou os colegas que já comandaram a unidade da Ordem e proferiu um discurso que destacou as transformações da subseção e da advocacia ao longo dos anos.

Completaram a mesa pela OAB/Itaperuna a vice-presidente, Claudia Tostes; o ex-presidente da subseção, Laercio Andrade de Souza; e o coordenador regional do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da OABRJ, Silvestre Teixeira. Os presidentes das subseções de Santo Antônio de Pádua, Fernanda Xavier; de São Fidélis, Gleisson Gil; e de Bom Jesus do Itabapoana, Tulio Fiori, também participaram.

Os advogados que receberam a Medalha Sobral Pinto foram: Abel de Araújo Padilha Neto, Ancelmo Domingos Cólli, Elan Rodrigues; José Luiz Frias Rabelo; Laercio Andrade de Souza, Miguel Fusco Filho, Ranylson Luiz Pinto de Aguiar, Romualdo Mendes de Freitas, Sebastião Renato Tavares Teixeira e Osmesir da Rosa.

Um dos dirigentes que figuram na galeria de ex-presidentes da OAB/Itaperuna e destinatário da medalha, Laercio Andrade era um dos mais comovidos.

“Quando estive à frente da OAB em Itaperuna, vivi alguns momentos marcantes em minha carreira”, disse.

Também prestigiaram o evento pela OABRJ a vice-presidente da Comissão de Celeridade Processual no âmbito dos Direitos da Advocacia, Carolina Miraglia; a presidente da Comissão da Justiça Federal e secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Alessandra Lamha; e o vice-diretor de Valorização da Advocacia no âmbito das Subseções, Lucas Perez.