28/07/2016 - 13:59 | última atualização em 02/08/2016 - 18:28

OAB/Caxias celebra 50 anos e ganha terreno para construir sede própria

redação da Tribuna do Advogado

A comemoração do cinquentenário da subseção de Duque de Caxias começou na tarde desta quarta-feira, dia 26, com a assinatura do termo de doação do terreno para a construção da sede própria da unidade da Ordem no município. O terreno foi cedido pela prefeitura, fica próximo ao fórum regional e deve ser entregue à advocacia  até o final da atual gestão, em 2018.

Para o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, a sede própria é a realização de um velho sonho. Ele assegurou que a construção começará em breve. “Estamos assinando esse documento para garantir que vamos assentar os tijolos e construir essa sede. A nossa tarefa é a construção de uma entidade mais forte”.

O presidente da Subseção de Duque de Caxias, Vagner Sant'ana, lembrou que no final do ano a cidade completará 76 anos, e que a OAB esteve presente em 50 deles. “Esse gesto resgata a dignidade da advocacia de Caxias”, disse, agradecendo o apoio da prefeitura.
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar

A importância da Ordem como entidade de representação da sociedade civil foi lembrada pelo prefeito Alexandre Cardoso. “A OAB pode transcender o debate da advocacia. Pode debater a Justiça e a sociedade. Sei que esse prédio vai servir para isso”, disse.

O evento de comemoração do aniversário de 50 anos da subseção, realizado à noite, na sede atual, foi marcado pelas homenagens aos ex-presidentes e advogados que militam há mais de cinquenta anos na advocacia. Eles receberam a Medalha Fernando Felix, que homenageia o colega assassinado de forma trágica em 2015. “A medalha representa muito para o nosso município”, afirmou Sant'ana.

Representando o primeiro presidente da subseção, Wellington Cantal, o advogado Modesto da Silveira, ícone da resistência durante a Ditadura Militar, foi ovacionado. “Em qualquer evento em que esteja, Modesto da Silveira jamais será apenas um representante. Ele é um advogado importantíssimo, um herói da resistência”, afirmou Felipe, que destacou a importância do trabalho de todos os ex-presidentes na construção da subseção. “A Ordem é fruto da construção coletiva”, disse.

Estiveram presentes o presidente da comissão de Prerrogativas e tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira; o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Carlos André Pedrazzi; o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger; os presidentes das subseções de São Gonçalo, Eliano Enzo, da Leopoldina, Talita Menezes e de Petrópolis, Marcelo Schaefer, os coordenadores regionais do DAS na Capital, Ricardo Menezes e na Baixada Fluminense, Sérgio Ricardo, o vice-presidente e a secretária-adjunta da Caarj, Frederico Mendes e Marisa Gaudio.