29/09/2023 - 12:57 | última atualização em 03/10/2023 - 11:58

OAB/Cantagalo celebra inauguração de nova sede

Localizada em frente à Praça João XXIII, estrutura atenderá advocacia de municípios da Região Serrana

Felipe Benjamin

Com 40 anos de história, desde que teve sua criação aprovada pelo Conselho Seccional em janeiro de 1983, a OAB/Cantagalo celebrou, na noite desta quinta-feira, dia 28, a inauguração de sua nova sede, localizada em frente à Praça João XXIII, patrimônio cultural da cidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Diretoria da OABRJ e presidentes de diversas subseções do estado.

"Há muito tempo existia essa demanda de uma sede nova por parte da advocacia de Cantagalo, e este local segue os padrões estabelecidos pela Seccional", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

"O primeiro deles é a igualdade em todo o estado. Os móveis e computadores usados nas subseções da capital são os mesmos usados em qualquer subseção do interior. Vamos ultrapassar nossa meta de 400 escritórios digitais em todo o estado e vamos continuar investindo muito na estrutura da Ordem, pois nosso compromisso é com os advogados e as advogadas militantes. Gostaria de registrar a vitória que tivemos com a manutenção e consolidação do posto de atendimento da Justiça do Trabalho aqui em Cantagalo. Essa grande festa hoje acontece porque acreditamos na advocacia e ela merece dignidade. Contem sempre com a Seccional e com o grande presidente que vocês têm na Subseção de Cantagalo".

Bastante emocionado, o presidente da OAB/Cantagalo, Ozimar Félix, lembrou os pais ao agradecer pela nova sede da subseção e destacou o impacto positivo sobre a advocacia da região.

"Cantagalo, hoje, está dando um grande passo com a conquista desse novo espaço, que dá visibilidade e acessibilidade à subseção", afirmou o presidente.

"Começamos com uma pequena salinha, que tinha algumas cadeiras, uma mesa e uma máquina de escrever, e hoje estamos aqui com escritórios digitais, salas com ar-condicionado e um auditório amplo. Esse espaço será não somente dos advogados, mas também de toda a sociedade que vem até nós. Agradeço imensamente ao presidente Luciano e toda a sua equipe que, com seu olhar para o interior, conquistou essa sede não apenas para Cantagalo, mas para todos os municípios no entorno da cidade e de tantas outras áreas do estado que utilizarão essa estrutura".

Estiveram presentes na cerimônia a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; a secretária-adjunta da Seccional, Monica Alexandre; o assessor executivo da Presidência da OABRJ, Carlos André Pedrazzi; a assessora legislativa da Presidência da Seccional, Anna Borba; o secretário-geral da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Mauro Pereira dos Santos, e o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Segurança Pública da OABRJ, Rafael Borges.

Participaram do encontro, também, Roberto César Richa, Guilherme Monteiro, Heitor Vilana Purger e Pedro Rogério da Silva Alves, todos ex-presidentes da OAB/Cantagalo.

"É muito simbólico para todos nós, ver - aqui em Cantagalo - uma sede tão bem estruturada", afirmou Basilio. "Isso mostra a relevância da advocacia e sua importância para a sociedade. Uma advocacia com dignidade precisa de um local de trabalho como esse para poder se desenvolver. Essa é a tendência do futuro. Cada vez mais os advogados vão deixar as estruturas dos escritórios e utilizar as muitas instalações da Ordem espalhadas por todo o estado".

Secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre destacou os enormes esforços da diretoria para tirar do papel o projeto da nova sede da subseção.

"Luciano e essa diretoria trabalharam insistentemente para que essa pedra fosse lançada e hoje pudéssemos estar aqui celebrando a inauguração desta sede tão importante para Cantagalo e para toda a advocacia do estado", afirmou Monica. "Parabéns a todos os advogados e advogadas da região".

Entre os presidentes de subseções presentes, estiveram Alexandre Valença (OAB/Nova Friburgo); Camila Monnerat (OAB/Cordeiro); David Ruas (OAB/Cachoeiras de Macacu); Karen Figueiredo (OAB/Rio Bonito) e Edio de Paula (OAB/Teresópolis).

"Cordeiro é uma cidade que está a sete quilômetros, então temos muita interação com Cantagalo e somos cidades irmãs", afirmou Monnerat. "A importância da inauguração dessa cidade é enorme, essa é uma luta que vem de longa data para que a advocacia de Cantagalo e da Região Serrana tenha sua dignidade restaurada. Espero que nossos laços sejam cada vez mais estreitados com eventos em conjunto e cada vez mais proximidade entre Cordeiro e Cantagalo".