03/10/2022 - 10:12 | última atualização em 05/10/2022 - 14:28

COMPARTILHE

OAB/Campos conquista a Copa das Subseções 2022

Torneio reuniu representantes da advocacia de todo o estado na Ilha do Governador

Felipe Benjamin


Dribles desconcertantes, jogadas de efeito, torcedores animados e uma chuva de gols marcaram o sábado, dia 1º, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. A terceira edição da Copa das Subseções, realizada pela Caixa de Assistência à Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) e pela OABRJ, reuniu representantes de 24 subseções da Ordem que travaram um animado duelo nos gramados em um clima de harmonia e descontração que contagiou os advogados do Estado, e coroou a OAB/Campos dos Goytacazes como campeã do ano. Paralelamente, a Copa Feminina, disputada nas quadras de futsal do estádio, reuniu advogadas que se dividiram em dez equipes espalhadas por três grupos durante a competição. 

“É uma satisfação enorme receber nossos colegas das subseções para fazer uma brincadeira aqui na Ilha”, afirmou o presidente da OAB/Ilha do Governador, Franklin Barreto, anfitrião do evento. “Estamos tentando lidar com a pressão de jogar em casa, no aguardo do pós-pelada, que é o melhor momento da festa”. 

Apesar da boa estreia, com uma vitória de 4 x 1 sobre a OAB/Méier, a equipe anfitriã não conseguiu a classificação para as quartas de final, sendo eliminada na primeira fase. Após a fase de grupos, oito equipes se classificaram e se enfrentaram em partidas eliminatórias, até a grande final que reuniu as subseções de Campos e Resende.   

“A prioridade da Caarj é sua função social e os benefícios oferecidos à advocacia, sempre colocando a assistência em primeiro lugar”, afirmou o tesoureiro da Caixa, Fred Mendes.

“Mas obviamente não podemos deixar de dar atenção a uma questão importante que é a saúde mental e a prática de esportes. Isso é algo que colabora para o cotidiano da vida dos advogados fora do escritório. Esse espaço é muito importante, na verdade, pelo congraçamento. Aqui ninguém está, ou deveria estar, preocupado em ser campeão. O que temos aqui são colegas de todo o estado do Rio de Janeiro se encontrando e trocando experiências após o período de pandemia que impediu que estivéssemos mais próximos”. 


A importância dos cuidados com a saúde mental dos profissionais da advocacia foi destacada pelo tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira. 

“Acho que toda confraternização que envolva atividade esportiva para o advogado é muito válida”, afirmou o tesoureiro da Seccional. “O esporte previne doenças e cria um ambiente de socialização que é fundamental fora dos momentos de tensão do dia a dia do trabalho. Em outras oportunidades, as atividades físicas já salvaram vários advogados de males como a depressão. Temos que incentivar esses eventos. Essa é a política certa”. 

O vice-presidente da Caixa, Luiz Carlos Varanda, destacou a importância do retorno da Copa das Subseções após o período da pandemia do Covid-19. 

“Esse tipo de atividade com a integração dos advogados era algo muito necessário após o período da pandemia”, afirmou. “A advocacia precisava disso, e a Caarj está aí para isso. Esperemos que agora todo ano consigamos fazer esse evento. Este ano tivemos 27 times, e tomara que no próximo tenhamos 50”. 

A celebração de Varanda foi ecoada por diversos presidentes de subseções que apoiaram suas equipes entrando em campo, ou torcendo animadamente à beira do gramado, entre eles Nathália Azevedo (OAB/Bangu), Alexandre Aguilar (OAB/Leopoldina), Joseph de Carvalho (OAB/Itaguaí), Hilário Franklin (OAB/Nova Iguaçu), David Ruas (OAB/Cachoeiras de Macacu) Ramon dos Santos (OAB/Seropédica) e Waldemar Bezerra (OAB/Madureira-Jacarepaguá). O presidente da OAB/Campo Grande, Rodrigo Plaza, também celebrou o retorno do torneio, mas lamentou a sorte da equipe no chaveamento da competição. 

“Campo Grande caiu no grupo da morte com Barra da Tijuca, Capital 2 e São Gonçalo”, afirmou o presidente. “Acabamos eliminados, mas o grupo se comportou bem e tivemos uma atuação convincente”. 


Como de costume, a Caarj também estabeleceu um posto de saúde no qual os participantes puderam aferir seus níveis de glicose, batimentos cardíacos e oxigenação do organismo e receber informações sobre saúde e bem estar. A tenda do posto chamava a atenção para a campanha Outubro Rosa, que visa promover a conscientização sobre os perigos do câncer de mama. O evento contou também com a participação do Corpo de Bombeiros e uma equipe de fisioterapeutas que atendeu os jogadores entre as partidas. 

“Muitos participantes se queixaram de dores musculares, o que é comum entre atletas de fim de semana”, afirmou o fisioterapeuta Fábio Marino. “Tivemos apenas um caso de trauma mais sério, com uma suspeita de ruptura de ligamentos, mas em geral, atendemos participantes que sentiram fadiga e dores musculares naturais do sedentarismo. Mas o ideal é que os advogados façam alguma preparação antes do torneio para evitar lesões músculo-esqueléticas ou cardiorrespiratórias”. 

Vitória do Norte Fluminense

 

No torneio feminino, com equipes que reuniram representantes de diversas subseções, a equipe das Jogadoras Sem Lei conquistou o título após derrotar a União Feminina por 2 x 1. Na competição masculina, a OAB/Macaé ficou com o terceiro lugar após derrotar, nos pênaltis, a OAB/Barra, campeã do torneio em 2019. 

“Estamos muito felizes com esse resultado”, afirmou o advogado Igor Giuberti, que defendeu a subseção como capitão no campeonato. “Esse time jogou pela primeira vez no torneio, e não teríamos conseguido estar aqui sem a ajuda da Caarj e da nossa presidente Ana Agleice. Viemos, nos divertimos, representamos nossa subseção e conseguimos um grande resultado. Já vamos começar a nos organizar, porque a próxima Copa das Subseções será nossa”. 

Consagrada com a vitória de 2 x 0 sobre a OAB/Resende na grande final, a OAB/Campos celebrou o título com muita festa e emoção nos gramados. Presidente da Comissão de Esportes da subseção, Felipe Bicudo falou da importância do título para a advocacia campista.

“Chegamos perto várias vezes e dessa vez o título coroou a amizade e a união deste grupo que representa nossa subseção e nossa cidade”, afirmou Bicudo. “O importante é ajudar e oferecer qualidade de vida, tentando levar um pouco de felicidade às pessoas. Hoje, certamente sairemos daqui muito felizes. E agora que nos tornamos o time a ser batido, eu deixo um recado para os adversários: quem quiser a taça da Copa das Subseções terá que ir buscá-la lá em Campos”.   


Além do troféu, a subseção do Norte Fluminense teve ainda o advogado José Francisco Barbosa Lemos Júnior como artilheiro da competição, e o goleiro Fábio Bastos como goleiro menos vazado. 

Ao final da competição, o presidente da Comissão de Eventos Esportivos da OABRJ, Dario Correa Filho, celebrou o sucesso da Copa das Subseções 2022. 

“Estou muito contente com o resultado”, afirmou Dario. “O trabalho da Caarj, da Comissão de Esportes, e da OABRJ gerou um evento maravilhoso com recorde de participação e com uma integração bastante superior às edições anteriores. Mas precisamos entender que temos que melhorar bastante, e que esse é um dos maiores, se não o maior evento da advocacia do estado. Minha expectativa é de que a gente consiga trazer mais benfeitorias para o evento nos próximos anos”.

Abrir WhatsApp