25/06/2024 - 14:49 | última atualização em 28/06/2024 - 16:15

COMPARTILHE

OAB/Campo Grande recebe lançamento da cartilha da Comissão de Defesa do Consumidor da Seccional

Biah Santiago e Mariana Reduzino





Nesta terça-feira, dia 25, a OAB/Campo Grande foi mais uma subseção a receber o evento de lançamento da nova edição da cartilha elaborada pela Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ, iniciativa que percorre o estado desde o ano passado e inclui palestras sobre como o consumidor pode blindar-se dos abusos por meio da consciência sobre seus direitos.


“Mais de cem colegas produziram essa cartilha de atualização da legislação consumerista, que beneficia não só a advocacia, mas também a população que precisa conhecer seus direitos”, ponderou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio. 



“A cartilha contempla o superendividamento e as fraudes digitais, temas recorrentes e importantes de serem discutidos. Além de gerar novas oportunidades de trabalho a serem exploradas pela classe, já que, no Brasil, há o fenômeno de pessoas superendividadas, e advogar nessas causas permite devolver ao mercado pessoas financeiramente recuperadas”.

Ao lado do anfitrião, o presidente da subseção, Rodrigo Plaza; e do presidente da CDC na OABRJ, Tarciso Amorim, responsável pelo projeto, estiveram os integrantes da OAB/Campo Grande: o diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA), Victor Augusto; e a presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Ane Faleiro.

Plaza disse que a importância da cartilha está em transmitir o conhecimento para a sociedade e esclarecer dúvidas sobre jargões e termos jurídicos.  


“Receber o lançamento desta cartilha aqui na subseção é como voltar ao passado, pois me faz lembrar o início da minha carreira na advocacia quando atuava pela defesa do consumidor”, refletiu o presidente da OAB/Campo Grande. “É importante expor à população do que se trata esse direito ainda recente, alvo de atualizações legislativas a todo momento”.



O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ ressaltou os esforços da Seccional em promover o lançamento por todo o território fluminense.

“Todos os advogados e advogadas honram o mesmo valor de anuidade, portanto, levar a cartilha em cada local do estado demonstra que a Seccional e as subseções estão irmanadas para apresentar conhecimento sobre os direitos do consumidor para a advocacia e para a sociedade”, disse Amorim.

Abrir WhatsApp