11/10/2023 - 15:31 | última atualização em 16/10/2023 - 15:50

OAB/Cabo Frio celebra 43 anos com festa e homenagens

Aniversário da subseção foi marcado por cerimônia que celebrou nomes da advocacia local

Felipe Benjamin

A OAB/Cabo Frio celebrou seu 43º aniversário com uma cerimônia na noite de terça-feira, dia 10, na qual autoridades locais receberam homenagens e advogados foram condecorados com a Medalha Sobral Pinto diante de um auditório lotado. Realizado  na sede da subseção, o evento contou com a presença de figuras da Diretoria da OABRJ e nomes da advocacia de Cabo Frio e Arraial do Cabo.

"É uma enorme satisfação para a Seccional participar de um evento como esse, no qual se comemoram 43 anos de uma importante subseção aqui, nesta bela sede, na Região dos Lagos", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

"Esse é um dia de festa, de comemoração e de homenagens, e a Medalha Sobral Pinto, entregue a advogados que completam 50 anos de exercício profissional, é um gesto de gratidão da advocacia. Digo sempre aos advogados que estão recebendo suas carteiras vermelhas que o grande sucesso é o reconhecimento dos colegas que encontramos nos corredores dos fóruns e nas sessões dos tribunais, e tenho certeza de que os homenageados de hoje merecem nosso 'muito obrigado' por terem trilhado o caminho. Viva a advocacia de Cabo Frio e do estado do Rio de Janeiro".

Compuseram a mesa ao lado do presidente da OABRJ, o presidente da OAB/Cabo Frio, Kelven Lima; a secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre; o diretor-tesoureiro da OABRJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira; o conselheiro Seccional, Romualdo Mendes de Freitas Filho; o vereador de Cabo Frio, Thiago Vasconcellos; o juiz titular do Juizado Especial Cível da Comarca de Cabo Frio e diretor do 11º Núcleo Regional, Fábio Soares; o procurador-geral de Cabo Frio, David de Figueiredo, e o delegado 126ª Delegacia de Polícia, Carlos Eduardo Almeida.

"São 43 anos da OAB/Cabo Frio, e é importante comemorar esse aniversário com personalidades e homenagens que demonstram que estamos no caminho certo na nossa gestão", afirmou Kelven.

"Muitos advogados deixaram por anos de frequentar a casa, e muito me honra ter uma casa voltada para a advocacia novamente, com o retorno de muitos profissionais, com uma OAB próxima da sociedade e dos conselhos municipais. Sem advogado não há Justiça e sem Justiça não há democracia, e é por isso que hoje temos nossa sede repleta de representantes de todos os poderes".

A cerimônia também marcou a posse de duas conselheiras da subseção. Denize Carlos Boechat e Roberta Alves Bello foram empossadas como  conselheiras titular e suplente, respectivamente.

"Quero parabenizar todos os homenageados de hoje, e reforçar que nossa Diretoria, capitaneada pelo presidente Luciano Bandeira tem realizado uma série de medidas para facilitar o trabalho da advocacia que trabalha na ponta", afirmou Mônica.

"Há toda uma gama de prestação de serviços que a Ordem oferece aos advogados de todas as subseções do estado. Parabéns a cada um dos homenageados aqui de Cabo Frio e saibam que a nossa Seccional está de braços abertos a cada um dos que solicitar seus serviços".

"Eu herdei o trabalho das prerrogativas do presidente Luciano Bandeira que me antecedeu, e sei que o dia a dia do advogado pode ser muito duro, com diversas situações em que precisamos atuar para contornar violações e conscientizar as autoridades públicas de que o respeito às prerrogativas profissionais fará com que todo o sistema de Justiça funcione melhor", afirmou o presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Marcello Oliveira. "Mas com um diálogo institucional profundo conseguimos reconhecer as interseções nas quais as instituições podem promover um melhor atendimento ao público, que é o nosso interesse comum".

Entre os homenageados do evento estiveram a juíza titular da Vara de Família da Comarca de Rio das Ostras, Anna Karina Franschesconni, e a juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio, Sheila Draxler Pereira de Souza. O evento entregou comendas, ainda, aos policiais civis Luiz Alberto Possas Guimarães, Rodrigo dos Santos Neves Barbosa, Hailes de Andrade Brito Júnior e Heleno Cardoso Sudario, e aos policiais militares André Luís Almeida Tortori, Marcos André da Silva Lucas, Marcos Roberto Ferreira Gonçalves e Rodrigo Sobral de Gouveia.

A conclusão do evento se deu com a entrega da Medalha Sobral Pinto aos advogados Antônio Leonardo Starling Loureiro, Gustavo Antônio Guimarães Beranger, José Antônio Ferreira da Costa, Sérgio Santos Rocha e Cláudio de Albuquerque Mansur. A advogada Elizabeth dos Santos Gallo Netto recebeu, além da Medalha Sobral Pinto, a Medalha Waldemar Machado, principal honraria concedida pela OAB/Cabo Frio.

"Quero agradecer aos colegas conselheiros pela indicação do meu nome para receber essa honrosa homenagem caracterizada pela figura de Waldemar Machado, e pela Medalha Sobral Pinto, pelos 50 anos de dedicação a essa profissão que tanto amo", afirmou a advogada.

"Iniciei minha carreira em 1962, em São Pedro da Aldeia, e continuei minha caminhada em Cabo Frio e demais comarcas da região. Foi em Cabo Frio que conheci Waldemar Machado, que praticava o Direito para muitos que não tinham como pagar. Muitas vezes recebi na porta da minha casa, os agradecimentos pelos serviços prestados na forma de produtos de suas hortas e galinheiros. Ele certamente nos ensinou a praticar o melhor de nossa profissão com carinho e dedicação. Aconselho os mais jovens na profissão a seguirem na luta pelos direitos de seus clientes, exercendo a advocacia de forma ética e com muito amor".