06/07/2016 - 18:11 | última atualização em 06/07/2016 - 18:28

OAB Vai à Escola recebe alunos do Ensino Médio na Seccional

redação da Tribuna do Advogado

Eduardo Helfer conversa com os alunos, na sede da OAB/RJ  |  Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
A Comissão OAB Vai à Escola recebeu hoje, na sede da Seccional, alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro para uma conversa sobre a atuação do advogado e a história da Ordem, a fim de aproximar os estudantes e esclarecer dúvidas sobre a profissão, no momento em que começam a decidir qual carreira seguir.

O encontro teve palestras dos membros Eduardo Helfer, que falou sobre arbitragem; Natalia Trindade, que apresentou o prédio da Seccional e os principais desafios enfrentados no início da profissão; Ramon Teixeira, contando sobre a atuação dele e de seus colegas frente aos abusos policiais nas manifestações de 2013; e Renato Teixeira, que também é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/RJ e comentou a respeito da Operação Lava-Jato.

A ideia, segundo o presidente da OAB Vai à Escola, Luan Cordeiro, foi trazer temas que aproximassem os alunos das pautas tratadas pelos profissionais: “Quisemos mostrar para os estudantes o lado mais social da advocacia, assim como a história da Ordem e as diversas formas de atuação do advogado”. Ele explicou que este foi um teste para um projeto que será trabalhado melhor no próximo ano pela comissão.

As alunas Maria Clara Sharp e Beatriz Lopes aprovaram a iniciativa. “Esse encontro me trouxe uma outra perspectiva. Estava acostumada a ver o advogado de longe e agora pude perceber que há vários ramos”, contou Beatriz.

Maria Clara, que já pretendia cursar Direito na faculdade, reforçou sua escolha: “Foi muito bom para tirar da nossa cabeça essa ideia de advogado trabalhando só em empresas. É importante saber que eles podem atuar nas ruas, que são ativos nesses processos sociais e são importantes para a vida de qualquer pessoa”.