25/05/2017 - 13:58 | última atualização em 25/05/2017 - 14:02

OAB repudia divulgação de conversa com jornalista

jornal O Globo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota em repúdio a divulgação de conversa entre jornalista e suas fonte. O Supremo Tribunal Federal (STF) ao retirar o sigilo das investigações da Lava-Jato, a partir das delações da JBS, divulgou mais de 2.800 ligações de alvos da operação sem nenhuma ligação com as investigações, entre elas várias conversas com jornalistas.

O sigilo da fonte dos jornalistas está em igual patamar ao sigilo entre advogados e clientes, fundamental para a preservação das garantias das prerrogativas profissionais e do Estado Democrático de Direito. Não se pode combater o crime cometendo outro crime, diz a nota.

A revelação de uma conversa do jornalista Reinaldo Azevedo com Andrea Neves o levou a decidir deixar a revista Veja, onde tinha um blog havia 12 anos. No diálogo, ele critica uma reportagem feita pela própria revista, que trata de uma conta de Aécio em Nova York, não comprovada até agora.

O Supremo, a Procuradoria e a Polícia Federal divulgaram notas sobre o caso, mas não esclareceram as circunstâncias exatas que levaram à divulgação do material.

Se quebrarmos esse direito o que vem sendo feito de maneira recorrente estaremos mutilando de forma irremediável o direito da sociedade ser informada, diz a OAB.

Em nota ontem sobre o caso, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) informou também que vê com preocupação a violação do sigilo de fonte".