16/04/2015 - 09:35 | última atualização em 15/04/2015 - 19:09

OAB participa de lançamento do Anuário da Justiça 2015

site do Conselho Federal

O presidente nacional do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, prestigiou o lançamento do Anuário da Justiça 2015 no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal. A publicação, produzida em parceria entre a revista Consultor Jurídico e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), traz decisões recentes das principais cortes do País, súmulas, sentenças, balanços, bem como o perfil dos juízes e ministros.

Segundo Marcus Vinicius, o Anuário da Justiça cumpre papel importante ao realizar um profundo diagnóstico do Poder Judiciário, ajudando, assim, na procura por soluções para os problemas. “O planejamento é essencial nas ações em prol da melhoria da prestação jurisdicional. Queremos todos uma justiça que seja efetiva e célere, e o caminho até ela é de cooperação e boas práticas”, afirmou.

Os ministros são os personagens principais da publicação. A reportagem de capa desta edição mostra como a Emenda Constitucional 45/2004, que trouxe a chamada Reforma do Judiciário, só começou a ter real impacto sobre a produtividade do Supremo quando os ministros encontraram soluções internas para adaptar a corte à nova realidade.

O Anuário também conta quais foram as soluções encontradas pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho para lidar com a demanda, que cresce a cada ano.

O lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2015 contou com a presença de cerca de 300 convidados, entre eles, ministros da cúpula do Judiciário, como Ricardo Lewandowski; Celso de Mello; Marco Aurélio; Gilmar Mendes; Dias Toffoli; e Luis Roberto Barroso, do STF. Também compareceram ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho.

Além de Marcus Vinicius, Técio Lins e Silva, presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, e Carlos José Santos da Silva, presidente do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (Cesa), representaram a advocacia. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, também prestigiou a cerimônia, representando a advocacia pública.