11/05/2022 - 16:18 | última atualização em 11/05/2022 - 16:51

OAB Mulher toma posse com promessa de união e empoderamento

Felipe Benjamin

A Comissão OAB Mulher tomou posse na manhã desta quarta-feira, dia 11, em cerimônia no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OABRJ. O evento, conduzido pela presidente do grupo, Flávia Ribeiro, contou com uma bancada majoritariamente feminina, que falou sobre os desafios enfrentados pelas advogadas no mercado de trabalho e a necessidade de união em prol das causas femininas na advocacia.

"É com muito orgulho que realizamos hoje nosso evento de posse", afirmou Flávia no início da cerimônia. "Somos fortes e podemos alcançar os lugares que almejamos sem passar por cima de ninguém, só com parceiras maravilhosas ao lado. Essa é a mensagem que quero passar para vocês hoje: de força e união".

Ex-presidente da OAB Mulher e atual vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio destacou a paridade de gênero alcançada pela OAB na última eleição, e reforçou a importância da união entre as mulheres no empoderamento das advogadas.

"Nosso objetivo aqui é crescer e alcançar mais espaços de poder, mas trazendo outras mulheres conosco, já que não há sentido algum em sermos mulheres solitárias aqui. Tenho muito orgulho da OAB Mulher e de todo o crescimento que vivemos juntas. Se dermos as mãos e nos apoiarmos, ninguém conseguirá nos parar. Sempre digo que não voltaremos para casa e para o fogão. Estamos aqui e estamos aqui para ficar".

Completaram a mesa a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; a secretária-adjunta da Ordem, Mônica Alexandre; a diretora de Igualdade Racial da Seccional, Ivone Caetano; a vice-presidente e a secretária-geral da Comissão OAB Mulher, Priscila Nunes e Flávia Monteiro; a ex-presidente do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), Rita Cortez; o presidente da Caarj, Ricardo Menezes;  e a assessora da vice-presidência da Caarj e também ex-presidente da Comissão OAB Mulher, Rebeca Servaes.

"Esse é um momento muito especial para esta casa", afirmou Ana Tereza. "Nós mulheres somos a maioria absoluta dos advogados inscritos na Seccional do Rio de Janeiro e precisamos ter a maturidade para entender que só ocuparemos lugares importantes quando todas subirem juntas. Caso contrário, seremos a maioria sem representatividade. Não tenho dúvidas de que a paridade aumentou a eficiência e a qualidade da Ordem e provaremos isso nesta gestão. A OAB ficou melhor e outros órgãos da sociedade e do poder público também melhorarão ao alcançarem a paridade, que nada mais é que democracia e representatividade".