25/10/2022 - 17:32 | última atualização em 25/10/2022 - 18:27

COMPARTILHE

OAB Mulher realiza evento sobre os desafios enfrentados na advocacia feminina

Palestrantes levantaram temas relacionados ao exercício feminino da profissão e a importância de sua valorização

Paula Freitas


A Comissão OAB Mulher RJ, presidida por Flávia Ribeiro, promoveu nesta segunda-feira, dia 24, o encontro ‘Os desafios e a valorização da advocacia feminina’ no Plenário Evandro Lins e Silva. O evento contou com palestras sobre diferentes temáticas, como ‘Tentativa de limitação da vestimenta das advogadas por parte dos tribunais’ e ‘Violação das prerrogativas da mulher advogada’. 

Vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio deu início ao debate e retratou a dificuldade que as mulheres, muitas vezes, enfrentam no exercício da profissão.

“Nós, que somos mulheres advogadas, sabemos a importância desse tema e como tudo é mais difícil para nós. Como, a cada movimento que fazemos, temos que realizar um esforço triplicado para nos equiparar aos colegas homens. Vemos ainda, em pleno século XXI, atos odiosos de machismo”, constatou Basilio. 


Compondo a mesa, a presidente da OAB Mulher, Flávia Ribeiro; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre; o tesoureiro, Marcello Oliveira; a secretária-geral da OAB Mulher, Flávia Monteiro; e a diretora cultural do IAB, Leila Pose. 

Marcello Oliveira observou os entraves enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho e assegurou que a pauta deve ser tratada com seriedade e profundidade. Para isso, refletir sobre os comportamentos masculinos frente às advogadas é de extrema necessidade.

“Observarmos as nossas falas, os nossos gestos, a forma como nos referimos à mulher advogada, tudo isso tem relevância para podermos colocá-la no lugar que deveria sempre estar. Tratar desses temas se tornou absolutamente urgente, principalmente em um momento em que a Ordem dos Advogados do Brasil tem mais mulheres advogadas do que homens”, afirmou Marcello. 


Participaram das palestras Jaqueline Rodrigues, coordenadora do GT Prerrogativas da Mulher Advogada; Fernanda Mata, conselheira da Seccional e diretora de Convênios da Caarj; Deborah Goldman, subprocuradora-geral de Prerrogativas; Fernanda Penteado, vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher da ABA; Mariângela Moreira, advogada e instrutora da Esacs; Letícia  Delmindo, delegada da Comissão de Prerrogativas da OABRJ; Carolina Miraglia, vice-diretora de Valorização da Advocacia da Seccional no  Âmbito das Prerrogativas, e Bianca Reis, conselheira da OABRJ.

Abrir WhatsApp