14/09/2022 - 13:09 | última atualização em 14/09/2022 - 17:30

COMPARTILHE

OAB Mulher firma parceria com Nudem para atender mulheres vítimas de violência

Convênio promoverá suporte mais acolhedor a mulheres não advogadas

Biah Santiago


A OABRJ, através da Comissão OAB Mulher, firmou convênio na terça-feira, dia 13, com o Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) para conectar os atendimentos prestados às mulheres não advogadas vítimas de violência. Os casos recebidos pela Seccional, após um acompanhamento prévio, serão encaminhados para o órgão especializado da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

A parceria faz parte de uma preocupação da Ordem em atender demandas das mulheres advogadas ou não, as quais se encontram em situação de violência,  sejam elas doméstica, institucional, obstétrica e sexual, por exemplo. 

Além da parceria com a Coordenadoria do Nudem e o diálogo com a Secretaria da Mulher do Rio de Janeiro, foram criadas pela OABRJ a Ouvidoria da Mulher e a Procuradoria da Mulher, atendimentos específicos para abrigar questões referentes às mulheres.

Com a proposta de prestar uma assistência mais acolhedora, a presidente da Comissão OAB Mulher, Flávia Ribeiro, frisou a importância de criar uma ponte de amparo para as mulheres não advogadas.

“É importante salientar que as mulheres não advogadas vítimas de violência sempre serão acolhidas pela OAB Mulher”, ressaltou Ribeiro. “Com um primeiro atendimento sendo feito por nós, os casos serão encaminhados para a Nudem, que atenderá todas as demandas, auxiliando nesse processo de atendimento mais acolhedor”.


É possível entrar em contato com a Comissão OAB Mulher pelo email [email protected]. Você pode encontrar o Nudem na Rua do Ouvidor, nº 90, 4º andar, Centro do Rio; e também pelo do telefone (21) 2526-8700.

Participaram da reunião a secretária-geral da comissão, Flávia Monteiro; e as coordenadoras do Nudem, Flávia Nascimento e Matilde Alonso.

Abrir WhatsApp