22/01/2016 - 15:24 | última atualização em 22/01/2016 - 17:06

OAB lamenta morte de Hermann Assis Baeta

site do Conselho Federal e redação da Tribuna do Advogado

Com comoção e profundo pesar, o Conselho Federal e a OAB/RJ comunicam o falecimento do advogado e membro honorário vitalício da entidade Hermann Assis Baeta, que presidiu a OAB Nacional de 1985 a 1987. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à OAB e à advocacia brasileira, que muito contribuíram para a altivez e o bom conceito da entidade e da classe, o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, decretou luto oficial de cinco dias pela morte de Baeta.

“O Brasil perde um de seus melhores homens públicos. A OAB perde seu dedicado presidente e convicto defensor dos direitos humanos. A cidadania brasileira está de luto. O Brasil terá para sempre na memória a contribuição valorosa deste brasileiro à altura de nossa nação”, declarou Coêlho.

Baeta foi o último presidente do Conselho Federal pelo Rio de Janeiro, relembra o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. "Baeta espelhou os ideais da redemocratização no Brasil, e pudemos homenageá-lo com a Medalha Sobral Pinto na Conferência Nacional realizada no Rio, estado que tão bem representou na presidência do Conselho Federal da Ordem. A classe perdeu um profissional que representou seus melhores valores éticos e sociais", disse.

Entusiasta de causas como agrária e fundiária, o advogado Hermann Assis Baeta foi vanguardista nas principais discussões sobre a redemocratização do país, especialmente as travadas durante a Conferência da Advocacia realizada em 1986, em Belém, que precederam com grande importância a Constituição Federal de 1988.

Baeta será velado neste sábado, dia 23, na capela 2 do Memorial do Carmo, a partir das 9h. A cremação está marcada para às 16h. O Memorial do Carmo fica na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 287 , no Caju.