23/06/2021 - 15:09 | última atualização em 25/06/2021 - 14:35

OAB Jovem estreia projeto para troca entre colegas em início de carreira

Cássia Bittar

A jovem advocacia, a partir desta quinta, ganhará um espaço exclusivo para a troca sobre temas específicos de sua categoria, e ampliação de seus conhecimentos. Estreia amanhã, dia 24, às 19h, no Instagram da OAB Jovem/Rio, o projeto de lives 'De jovem para jovem'.

Sempre com um convidado diferente, as lives acontecerão semanalmente, no mesmo horário, e trarão à pauta temas de comum interesse entre os colegas em início de carreira, tais como constituição das sociedades, peticionamento eletrônico, proposta de honorários, os serviços prestados pela Ordem, networking, e ainda questionamentos como: se especializar ou ser generalista?

O projeto ainda pretende compartilhar a experiência dos advogados convidados sobre as primeiras vezes em que foram ao fórum, ao cartório extrajudicial, a uma audiência de custódia ou delegacia de polícia, e ainda dar dicas sobre gestão de escritório e novidades importantes para o exercício da advocacia.

Segundo a presidente da comissão da Seccional - e também da Comissão Nacional da Jovem Advocacia -, Amanda Magalhães, o foco é capacitar, mas também inspirar: "Queremos mostrar que há jovens advogadas e advogados que também são autoridades nas suas áreas de atuação, que possuem conhecimento jurídico, que sabem sobre o que estão falando".

Ela conta que a ideia surgiu a partir das conversas diárias entre colegas: "Nós percebemos em determinado momento o quanto nós nos ajudamos no dia a dia, e refletimos sobre como essa troca entre colegas é fundamental. Daí quisemos ampliar o espaço de debate para todos. Nós, que somos do interior do estado, pensamos ser muito importante que os presidentes das comissões da jovem advocacia de todo o Rio sejam protagonistas também e contribuam", explica, observando que, assim como no Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja), que aconteceu em 2019, a ideia é fortalecer a participação das subseções e "mostrar que a Ordem é uma só".

Integrante da OAB Jovem/RJ, Idalla Brum, uma das articuladoras do projeto, reforça que a experiência no Enja serviu muito de base para o 'De Jovem para jovem': "Toda minha inspiração veio da junção das palestras que eram ofertadas fisicamente e da necessidade de conscientizar cada vez mais nossos colegas das nossas capacidades e direitos. Dizer o que as faculdades deixam a desejar através de colegas também jovens, principalmente para quebrar esse prejulgamento de que juventude é sinônimo de pouco saber. Torço para que o evento desperte nos recém chegados o mesmo sentimento que  desperta em mim: o de pertencimento".

Luiz Felipe Tostes, que também é membro da comissão e participou ativamente da ideia das lives junto a Amanda e Idalla, completa que o 'De jovem para jovem' tem como grande diferencial trazer as dicas por quem também acabou de ingressar no mercado: "Ninguém consegue entender a dificuldade de se estabelecer, de conseguir o seu espaço hoje em dia, como o próprio jovem advogado. Por mais que outros grandes advogados tenham a experiência, o mercado hoje em dia é muito mais competitivo. No nosso projeto as vozes serão de colegas que também estão enfrentando as dificuldades, mas já conseguiram adquirir alguma experiência para passar adiante e ajudar outros a superarem".

Para não perder nenhuma live, siga a OAB Jovem no Instagram e ative as notificações.