07/07/2009 - 16:06

OAB inaugura novas instalações da Sala dos Advogados da Ilha

OAB inaugura instalações da Sala dos Advogados da Ilha

Da redação das Tribuninhas

07/07/2009 - O presidente da Seccional, Wadih Damous, inaugurou, no último dia 6, as novas instalações da Sala dos Advogados no Fórum regional da Ilha do Governador. As melhorias no espaço, que abriga cinco pequenas salas no segundo andar do Fórum Ministro José Aguiar Dias, incluem a instalação de cinco novos computadores, televisão em LCD e internet sem fios (rede Wireless). Recentemente, a Subseção da Ilha do Governador abriu o primeiro posto de Protocolo Conveniado para envio de petições à Justiça Federal e espera, brevemente, fechar parceria semelhante com o Tribunal Regional do Trabalho.

Wadih, Menezes, Fisher, Varanda e Marise Cunha

Durante a solenidade, a advogada Cláudia Ribeiro dos Santos,  fez questão de cumprimentar Wadih e afirmar que, agora, paga com prazer a anuidade da Ordem dos Advogados. "Pela primeira vez, pago feliz as anuidades", disse ela, explicando, em seguida, os motivos: "É que hoje sou ressarcida desses valores por meio de alguns direitos, como os de receber gratuitamente o Recorte digital e ter acesso ao plano dental da Golden Cross".

Antes da implantação do Recorte digital, os inscritos pagavam, além da anuidade, R$ 160 por trimestre para receber suas publicações do Diário Oficial. O presidente da 33ª Subseção, Luiz Carlos Varanda, fez as contas e confirmou a economia. "Os advogados desembolsavam R$ 640 todos os anos para ter o serviço. Hoje, ao pagarem a anuidade, recebem o serviço de graça e ainda economizam um pouco mais de R$ 100, podendo usar esse dinheiro, por exemplo, para comprar material de escritório",  assinalou  ele.

Ao se dirigir aos profissionais de Direito presentes à cerimônia, Wadih salientou que as melhorias nas condições de trabalho oferecidas aos profissionais já são visíveis. "O estado em que encontramos as salas dos advogados nos fóruns do estado já se configurava, por si só, uma falta de respeito com a categoria e um completo alheamento de nossa realidade. Não só o nosso trabalho era vilipendiado, mas também os nossos espaços eram maltratados. Hoje, a OAB voltou a ser respeitada institucionalmente e os profissionais nela inscritos passaram a ter tratamento digno".

Já o secretário-geral da Seccional, Marcos Luiz de Oliveira, lembrou que o Poder Judiciário agora reconhece a OAB como legítima interlocutora, enquanto a diretora do Fórum, Marise Cunha, parabenizou a Ordem e disse que as mudanças efetivadas na instituição vão ao encontro do que pensa e planeja o Judiciário da Ilha.