16/03/2015 - 11:47

COMPARTILHE

OAB critica debate com candidatos da lista sêxtupla

redação da Tribuna do Advogado

O Conselho Federal da OAB viu como descriminatório a proposta de debate da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer) com os integrantes da lista sêxtupla para escolha de desembargadores, oriunda do Quinto Constitucional da classe dos advogados. De acordo com a Ordem, a Ajufer jamais fez evento semelhante com candidatos do Ministério Público ou juízes de carreira. 
 
Em nota oficial, a OAB questiona o por quê do debate apenas com os membros da advocacia e afirma que a participação será revista, caso a Ajufer decida promover o evento convocando os demais candidatos. "Somente para os advogados, excluindo procuradores e juízes, compreendemos que seria descriminatório", afirmou o coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, Valdetário Monteiro. 
 
O Conselho de Presidentes de Seccionais da OAB instou, também, que os seis integrantes da lista não compareçam ao debate, sob o fundamento de que a iniciativa "constitui indevida intromissão no referido procedimento, sem amparo legal".
 
Segundo a Associação dos juízes federais, o objetivo do debate público era colher a visão dos candidatos acerca de questões contemporâneas do Poder Judiciário, contribuindo para a construção do diálogo sobre a magistratura.
Abrir WhatsApp