16/04/2008 - 16:06

OAB convoca Seccionais para campanha contra a violência

Britto convoca Seccionais para campanha contra a violência

Do site do Conselho Federal

Brasília, 16/04/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, encaminhou hoje (16) aos presidentes das 27 Seccionais da OAB dos Estados e Distrito Federal ofício solicitando seu engajamento e das suas respectivas Subseções à campanha "Brasil Contra a Violência". O movimento será lançado no próximo dia 29 na sede do Conselho Federal da OAB e, simultaneamente, nos 27 Conselhos Seccionais.

O movimento pretende conscientizar a sociedade sobre os seus direitos de justiça e segurança, além de propor a curto prazo medidas de combate à criminalidade e à violência, promovendo uma cultura de paz no Brasil - sustenta Britto no ofício. Ele chama a atenção para o fato de que o lançamento da campanha será transmitido ao vivo pelo site da entidade: www.oab.org.br e se constituirá em ato preparatório às conferências para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, a serem realizadas pelo Conselho Federal da OAB e suas Seccionais.

A seguir, a íntegra do ofício do presidente nacional da OAB encaminhado aos presidentes das Seccionais da entidade sobre a campanha "Brasil contra a Violência".

Ofício Circular nº 14/2008-GPR.

Brasília, 15 de abril de 2008.

Ilustre Presidente.

Dia 29 deste mês, lançaremos no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e, simultaneamente, nos Conselhos Seccionais, em parceria com a CNBB e a AJUFE, a campanha "BRASIL CONTRA A VIOLÊNCIA".

O movimento pretende conscientizar a sociedade sobre os seus direitos de justiça e segurança, propor medidas, em curto prazo, de combate à violência e à criminalidade, e promover uma cultura de Paz no Brasil.

Para alcançarmos esses objetivos, promoveremos passeatas, debateremos nas universidades e colégios, visitaremos instituições públicas e privadas e, dentre outras atividades, discutiremos com as lideranças e associações civis organizadas.

Depois de debatermos publicamente a violência e a criminalidade no País e de arregimentarmos novos parceiros para a luta, daremos início às nossas Conferências para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, que serão realizadas em todas as Seccionais, nos dias 9, 10 e 11 de julho deste ano e, no Conselho Federal, nos dias 3, 4 e 5 de setembro subseqüente.

Essas Conferências consistem basicamente na apresentação de painéis temáticos nas áreas da legalidade, do policiamento, das políticas sociais, da cidadania, dos grupos minoritários e da comunicação e, consequentemente, nos debates e na busca das soluções para os problemas encontrados.

Ao final dos eventos serão firmados pactos com autoridades estaduais e federais responsáveis, baseados nos resultados colhidos, para que se efetive, a curto e médio prazos, uma política de prevenção e repressão dos problemas apontados.

Gostaríamos de contar com sua adesão ao movimento, promovendo, no próximo dia 29 de abril, às 10 horas, juntamente com a Diretoria e autoridades locais, na sede da Subseção, uma manifestação pública de solidariedade e engajamento, solicitando o acompanhamento da cerimônia do Conselho Federal que será transmitida ao vivo pelo site da Entidade: www.oab.org.br.

Ao solicitar o envio de fotos e de matérias publicadas sobre o ato ao Conselho Federal, de modo que fiquem gravadas na história da OAB, à frente das graves situações institucionais que enfrenta, colho o ensejo para renovar a V.Exª os protestos de elevada estia e distinta consideração.

Fraternalmente,

Presidente do Conselho Federal da OAB