13/01/2016 - 10:18

OAB e CNBB vão apertar cerco contra o caixa 2 nas eleições

jornal O Dia

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vão instalar comitês em todos os municípios brasileiros para fiscalizar, conscientizar e receber denúncias de cidadãos sobre irregularidades no financiamento de campanhas para prefeito e vereador nas eleições deste ano.

As entidades vão utilizar mais de 1,3 mil seções regionais da OAB e paróquias espalhadas pelas cidades para mobilizar a população no combate ao recebimento de doações não declaradas pelos candidatos, o chamado caixa 2.

De acordo com a OAB, desde a proibição das doações de empresas a campanhas eleitorais, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, aumentou o risco dos candidatos se valerem de recursos que não tenham como origem pessoas físicas ou partidos, únicas fontes permitidas hoje para financiamento de campanhas.

A campanha vai mobilizar advogados e contadores a prestar gratuitamente seus serviços para auxiliar a Justiça Eleitoral na fiscalização de campanhas suspeitas. "Vencedora como foi a luta contra o investimento empresarial em candidatos e partidos, agora é chegada a hora de a sociedade se unir contra o caixa 2 nas eleições. Queremos comitês em todo o Brasil para denunciar e apresentar à sociedade, ao Ministério Público e à Justiça elementos exteriores, sinais exteriores de "caixa 2" informou o presidente da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, durante cerimônia de lançamento da campanha ontem em Brasília.