06/08/2014 - 19:00 | última atualização em 07/08/2014 - 14:26

Núcleo Digital da OAB/Niterói é ampliado

Assessoria de imprensa da OAB/Niterói e redação da Tribuna do Advogado

O Núcleo Digital da Subseção de Niterói funciona, agora, na sobreloja da sede da entidade. A transferência, fruto de uma parceria entre a subseção, a OAB/RJ e a Caarj, foi feita para aumentar a capacidade de atendimento e auxiliar ainda mais advogados no peticionamento eletrônico. Segundo o presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, o espaço é procurado por cerca de dois mil colegas a cada mês, inclusive de outras cidades como São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito e outros da Baixada Fluminense. Os presidentes da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, e da Caarj, Marcello Oliveira, estiveram presentes na reinauguração do local, realizada nesta terça-feira, dia 5.

Felipe Santa Cruz
presidente da OAB/RJ
O novo núcleo tem 20 computadores, funcionários preparados para orientar os advogados com o peticionamento eletrônico e com a digitalização de documentos, um Centro de Prática em Processo Eletrônico e um setor para o preenchimento da Grerj.

Para Antonio José, a entidade sai na frente em favor da classe, ao contrário do que tem ocorrido nos tribunais, cujos entraves para se adaptar à modernidade têm dificultado o exercício da profissão.

A ampliação do Núcleo de Niterói, segundo Felipe, faz parte das obrigações da OAB em servir a contento aos advogados. "Todos nós sabemos que o Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) está cada vez pior. As últimas semanas foram de total instabilidade. Os juízes estão estressados e os advogados, com prazos para cumprir, não têm como trabalhar. Este núcleo funciona como uma linha auxiliar à Justiça, que não está cumprindo seu papel", frisou.

A iniciativa dos tribunais de levarem o sistema PJe para as demais cortes foi duramente criticado pelo presidente da Seccional. "Apesar de uma mudança passageira no sistema, após o abaixo assinado organizado pela Ordem pedindo providências, o sistema de peticionamento da Justiça Trabalhista voltou a ser motivo de muitas dores de cabeça para os advogados. Ao mesmo tempo, os tribunais querem levar esse PJe, que definitivamente, não funciona, para todas as cortes do Brasil. Isso é seríssimo. Vou levar esta situação do PJe no Rio de Janeiro mais uma vez ao Conselho Nacional de Justiça", completou o presidente, ressaltando que Ordem está fazendo seu papel, ao criar núcleos digitais e dar suporte aos advogados. "Se não tivéssemos ocupado este espaço, a situação seria muito pior. O presidente do TRT/RJ admitiu que o tribunal jamais poderia fazer o que a Ordem faz na questão da inclusão digital", salientou Felipe.

Felipe ainda fez questão de lembrar que tanto ele quanto o presidente da OAB Niterói estão atentos aos problemas enfrentados pelos advogados no Cartorão.

O presidente da Caarj, Marcello Oliveira exaltou o trabalho incessante em prol dos advogados. "Desde que este grupo chegou à presidência da OAB/RJ nós atendemos todos os pedidos formulados pelo presidente Antonio José e num trabalho em conjunto conseguimos retirar o prédio-sede da decadência e abandono em que se encontrava para transformá-lo nesta sede moderna. Vários espaços foram devolvidos aos advogados, em forma de serviços, infraestrutura e equipamentos modernos", disse.

Tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, frisou a determinação e o trabalho do presidente Antonio José pela advocacia niteroiense. "Ele é muito ativo e influente. Sei da responsabilidade dele e das vantagens e benefícios que trouxe para os advogados de Niterói", comentou. O Núcleo Digital funciona no mesmo andar dos escritórios compartilhados.