25/01/2008 - 16:06

Novo Fórum em Niterói está sendo construído no prazo

Novo Fórum em Niterói está sendo construído no prazo

Do jornal O Fluminense

25/01/2008 - Apesar dos dias chuvosos, as obras do novo Fórum de Niterói, na Rua Coronel Gomes Machado, s/n°, continuam em ritmo acelerado. De acordo com avaliação dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Fernando Moraes e René Galvão, o cronograma de conclusão, previsto para janeiro de 2009, será rigorosamente cumprido.

As intervenções, realizadas pela Lopez Marinho Engenharia e Construções, foram iniciadas no dia 13 de dezembro. E apesar de à primeira vista dar a impressão de que pouca coisa já foi feita no terreno, os engenheiros garantem que o serviço está bastante avançado. Atualmente, os trabalhos estão na fase de escavações dos dois subsolos.

"Nesta primeira etapa estamos trabalhando na fundação. Mais de 70% das paredes e do diafragma do subsolo já receberam concretagem", disse Moraes.

O engenheiro acredita que a partir de março a obra já comece a ganhar mais corpo e aparecer na superficie.

"Pouco se vê desta obra porque estamos literalmente trabalhando debaixo da terra. Tudo que construímos está enterrado. A partir de março, quando entraremos na segunda etapa, começaremos a trabalhar na infra-estrutura e aí o prédio começará a ganhar corpo", explicou.

Sobre as fortes chuvas que deram uma trégua somente ontem, Moraes explicou que, apesar de algumas atividades precisarem ser suspensas durante as tempestades, a ordem é dobrar o trabalho no dia seguinte para recuperar o tempo perdido.

"Hoje (ontem) mesmo estamos com um contratempo. Tivemos que fazer trabalho manual para remover o lamaçal que se formou no canteiro de obras em razão das tempestades. Mas sabemos que amanhã (hoje) trabalharemos dobrado para manter o cronograma", disse.

O contrato prevê que a obra dure 390 dias (13 meses). O prédio, que está sendo construído pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, foi orçado em R$ 37, 6 milhões. O total de área a ser construída é de 21,5 mil metros quadrados, divididos em 13 pavimentos.

As dez Varas Cíveis existentes continuam, no entanto, no Edifício das Secretarias, na Rua Visconde de Sepetiba, 519, Centro de Niterói.