04/10/2023 - 16:07 | última atualização em 04/10/2023 - 18:02

Em novo capítulo envolvendo cremações irregulares de animais, OABRJ reúne-se com CRMV-RJ e SMPDA para desenvolver atuação conjunta

Yan Ney

A OABRJ, representada pelas comissões de Direito Médico-Veterinário  (CDMV) e de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), reuniu-se com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) e com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais da Prefeitura do RJ (SMPDA) na quinta-feira, dia 28 de setembro, para apresentar melhorias no que tange a atuação veterinária, e desenvolver parceria conjunta no caso das cremações irregulares de animais.

Participaram do encontro a presidente da CDMV, Larissa Paciello; o presidente da CDPA, Reynaldo Velloso; o presidente do CRMV-RJ, Rômulo Spinelli, ao lado de sua equipe; e o secretário Municipal de Proteção e Defesa dos Animais da Prefeitura do RJ, Flávio Ganem.

Um inquérito da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) aponta suspeitas de que nove empresas estão aplicando golpes em tutores que acabaram de perder seus animais, e prometem enterros e cremações que não se concretizam. A polícia desconfia que um dos golpes seja o enterro “tchibum”, quando o corpo é jogado em rios ou em caçambas de lixo. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, da qual o Brasil é signatário, determina em seu artigo 13 que “o animal morto deve de ser tratado com respeito”.

“Parece que as investigações estão sendo direcionadas para empresas intermediárias. Estão chegando à conclusão de que não são os crematórios responsáveis pelas fraudes, e sim as empresas intermediárias que vendem na internet a cremação e o sepultamento dos animais. Você abre a internet e tá lá ‘Firma XJK’ vendendo a cremação. Você contrata eles, que pegam o animal na sua casa e dizem que vão levar ao crematório, mas jogam fora. E apresentam a vocês uma nota fiscal deles, ou até mesmo uma falsa do crematório”, alertou Reynaldo Velloso, sobre a necessidade de que a investigação tem de abranger empresas intermediárias.

Além das cremações, os presentes também discutiram a situação de condomínios que estão colocando venenos para animais, além de não permitirem que se alimentem nas áreas comuns. A presidente da Comissão de Direito Médico-Veterinário da OABRJ, Larissa Paciello, enfatizou que é imprescindível a contratação de médicos-veterinários para prestarem auxílio técnico nos casos de envenenamento.

Para o secretário Flávio Ganem, essas situações são intoleráveis e revelou que a SMPDA participará ativamente no apoio às investigações. Presidente do CRVM-RJ, Rômulo Spinelli concluiu dizendo que a parceria entre a Seccional e a Secretaria Municipal são imprescindíveis para o avanço destas questões.