29/03/2011 - 15:49

COMPARTILHE

Nova Iguaçu tem novo Fórum do Trabalho

29/03/2011 - Os advogados de Nova Iguaçu já podem comemorar. Depois de anos funcionando num prédio sem nenhuma infra-estrutura, finalmente a Justiça trabalhista da comarca ganhou um espaço mais digno para funcionar. O novo Fórum do Trabalho, localizado na Rua Dr. Athayde Pimenta de Moraes, nº 175, no centro da cidade, foi inaugurado em 21 de março. O edifício tem seis andares, que vão abrigar as seis varas da comarca, e, além de ser 70% mais amplo do que o antigo, é preparado para receber portadores de necessidades especiais.

 

Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, o desembargador Aloysio Santos destacou, na inauguração, a luta da OAB pela transferência do Fórum. "Ouvi muitas cobranças. Foram diversas reuniões, cuja pauta era a mesma: um novo edifício para o Fórum de Nova Iguaçu. Agradeço as críticas e as cobranças, são elas que impulsionam o trabalho de um administrador", afirmou.

 

Representando a OAB/RJ no evento, o presidente da subseção local, Jurandir Ceulin, enalteceu a importância da mudança para a rotina de advogados, magistrados, servidores e jurisdicionados. "O prédio antigo era de altíssimo risco em vários sentidos. Os usuários sofriam com as falhas na ventilação, com o elevador que ficou quase dois anos parado, com a falta de acessibilidade para cadeirantes. Era uma situação terrível para todos", disse Jurandir.

 

Diretor do Fórum há sete anos, o juiz Carlos Henrique Chernicharo, recordou os momentos de dificuldade enfrentados por quem milita na área trabalhista em Nova Iguaçu. "Primeiro, a Justiça do Trabalho funcionava em cima de uma peixaria e, como não havia ar-condicionado, além do calor, trabalhávamos sentindo o cheiro de peixe in natura. Depois, fomos transferidos para o andar de cima de uma farmácia. No último endereço, a situação continuou precária. O que vivemos hoje é um momento histórico e redentor".

 

 

Sonho realizado

 

Os inúmeros problemas do prédio trabalhista já foi tema de algumas reportagens da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL. Na última, realizada em maio de 2010, a advogada Ceres Helena contou que estava impossibilitada de trabalhar no local: "Tenho problemas de coluna e fui proibida pelo médico de subir escadas. Como o elevador do prédio não funciona, fui proibida de trabalhar também", afirmou, na época.

 

Presente à inauguração do novo prédio, a advogada se emocionou com a conquista. "Era um sonho antigo compartilhado por todos os colegas desta comarca. Finalmente vamos poder trabalhar com dignidade e segurança", comemorou.

 

Também participaram do evento representantes da Prefeitura de Nova Iguaçu, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), do Ministério Público, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) e da Associação Comercial local.

Abrir WhatsApp