02/01/2013 - 11:53 | última atualização em 02/01/2013 - 12:07

Em Nova Iguaçu, prefeito decreta calamidade na rede de saúde

jornal O Globo

Menos de quatro horas após a posse, o novo prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), fechou a prefeitura, fez uma inspeção no Hospital da Posse, decretou calamidade pública na saúde e anunciou uma sindicância para investigar a incineração de medicamentos.

Bornier alegou que tentava há dois meses se reunir com sua antecessora, a ex-prefeita Sheila Gama (PDT), para se informar sobre o município, mas não foi recebido e acabou impedido de compor o secretariado:

"A transição vai começar nesta quarta-feira. A prefeitura está fechada para balanço até segunda ordem".

No Hospital da Posse, ele encontrou pacientes da emergência em macas pelo corredor, infiltrações, tomógrafo quebrado e enfermarias fechadas. Após a inspeção, Bornier disse que poderá devolver o hospital à gestão federal.

"Se eles (a União) não derem a solução que esperamos, vamos ter que devolver o hospital",  afirmou