05/05/2023 - 12:59 | última atualização em 09/05/2023 - 17:31

Nova edição do programa “Juntos” recebe o secretário da Senacon, Wadih Damous

Bate-papo discutiu, entre outros temas, necessidade de regulamentação das plataformas digitais

Yan Ney

Como iniciativa do Departamento de Comunicação da OABRJ, o programa de bate-papo “Juntos” ganhou uma nova edição no final de abril. Comandado pelo diretor de Comunicação da entidade, Marcus Vinicius Cordeiro, o programa, que recebe grandes nomes do mundo jurídico, desta vez teve como convidado Wadih Damous, ex-presidente da OABRJ e do Sindicato dos Advogados e atual secretário Nacional do Consumidor (Senacon).

Damous abordou o papel da Senacon, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, e aproveitou o debate em torno da regulamentação das big techs, através da chamada “PL das Fake News” (PL 2630/2020), para alertar sobre a função dessas plataformas.

“Elas [big techs] devem moderar seu conteúdo, ou seja, filtrar aquilo que é publicado. Essas plataformas defendem que não podem fazer isso porque seria censura, não é papel delas filtrar conteúdo. É sim! Se não for assim, vamos imaginar que um sujeito grave um vídeo ensinando a construir uma bomba e que vai explodí-la em uma escola, esses vídeos seriam sempre monetizados, impulsionados. O faturamento dessas big techs vem justamente desse impulsionamento”, alertou o político.

Wadih Damous aproveitou para também falar do projeto Desenrola, do governo federal, que busca facilitar a renegociação de dívidas de brasileiros com baixa renda, em especial os idosos.

“Nós procuramos ponderar com as pessoas que fundamental é o que te permite ter uma vida digna. Nós não podemos conviver com esse quadro de superendividamento, sobretudo da população hipervulnerável, mais idosa, que é seduzida pelos bancos a pegar empréstimos desnecessários, ou necessários até para complementar sua renda. A partir do momento que ela entra nesse torvelinho, não sai mais. É por isso que o governo está desenvolvendo o projeto ‘Desenrola’”, afirmou Wadih.

Assista ao programa na íntegra pelo link acima ou no canal da OABRJ no YouTube.