17/04/2024 - 16:16 | última atualização em 18/04/2024 - 17:25

Nos 80 anos de Nilo Batista, OABRJ celebra trajetória e contribuições do ex-presidente da Seccional para o Direito

Ana Júlia Brandão

Ex-presidente da OABRJ e ex-governador do Rio de Janeiro, Nilo Batista comemora, nesta quinta-feira, dia 17, 80 anos - sessenta deles dedicados ao Direito. Conhecido pela postura crítica e olhar humanista para o sistema penal, o professor titular da Uerj e da UFRJ é uma das maiores referências na área de criminologia que o país já produziu.

“O legado de Nilo é um patrimônio de toda a advocacia. Comemorar os 80 anos de uma figura tão louvável é, além de tudo, celebrar suas inúmeras contribuições para o Direito e seu acervo de conhecimento louvável. Viva Nilo Batista!”, afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, em abril de 1944, Batista formou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tornou-se nome incontornável como jurista, sobretudo quando se fala no pensamento progressista a respeito do Direito Penal brasileiro. Em 1979, deu início à trajetória na OABRJ como conselheiro seccional e, pouco depois, foi nomeado assessor da Presidência do Conselho Federal. Em 1985, tomou posse como presidente da OABRJ. Foi neste período que Nilo contribuiu para as comissões redatoras dos anteprojetos de Lei de Defesa do Estado Democrático e da Lei de Imprensa, instauradas pelo Ministério da Justiça, bem como a Comissão Nacional de Combate à Fraude. Em 1994, assumiu o Governo do Estado do Rio de Janeiro, substituindo Leonel Brizola.