11/12/2012 - 09:51 | última atualização em 11/12/2012 - 13:59

COMPARTILHE

Nomeação de prédio, filme e debates: homenagem a Sobral Pinto hoje

redação da Tribuna do Advogado

Seja lembrando a figura do jurista que se destacou em um momento de completo abandono dos direitos civis, seja dando continuidade à luta pela democracia, esta terça-feira, dia 11, será marcada por homenagens a Sobral Pinto na OAB/RJ. A exibição do documentário Sobral - o homem que não tinha preço, dirigido por sua neta Paula Fiúza e co-patrocinado pela OAB/RJ e pela Caarj, vai encerrar o dia. O filme será exibido em um telão montado na calçada em sessão será aberta ao público.
 
Atividades
 
  • Audiência pública da CNV
     
  • Nomeação do prédio da OAB/RJ
     
  • Exibição do documentário
     
  • Lançamento da Revista OABRJ
O início das homenagens está marcado para as 19h, com a nomeção do edifício sede da Seccional, que passará a se chamar Edifício Sobral Pinto. Mais cedo, às 16h, a OAB/RJ será palco de sessão solene conjunta da Comissão Nacional da Verdade (CNV), ocasião em que serão ouvidos advogados que se destacaram na defesa de presos políticos. No mesmo dia será lançada nova edição da Revista OABRJ, que traz uma análise sobre a efetivação do Estado de Direito e a preocupação com soluções democráticas e participativas para questões da sociedade, temas tão caros a Sobral.
 
A proposta de nomear o prédio da Seccional de Edifício Sobral Pinto partiu do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, e foi aprovada por aclamação na reunião do Conselho realizada em 4 de outubro. Segundo Wadih, que no fim de 2012 deixa a presidência após seis anos, a homenagem fecha "com chave de ouro" sua gestão.
 
Para a audiência pública da CNV foram convidados 12 advogados que, assim como Sobral Pinto, se destacaram na defesa de presos políticos durante a ditadura militar. Além deles, estarão presentes o coordenador da CNJ, Cláudio Fonteles, e a integrante da comissão Rosa Cardoso, que também será homenageada por ter defendido presos políticos como a presidente Dilma Russeff.
 
O segundo número do volume 27 da Revista OABRJ traz, além do debate sobre o Estado de Direito e os desafios a serem superados para a democratização das relações de trabalho. A problematização das transformações urbanas na Zona Portuária da cidade, destacando os conflitos urbanos simbólicos, centrados nos morros da Conceição e da Providência, e questões ambientais também é destaque. A revista é publicada semestralmente pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional e fica disponível em versão online por meio de link que estará no site da OAB/RJ.
 
Abrir WhatsApp