15/10/2015 - 10:19 | última atualização em 15/10/2015 - 10:21

Niterói cria Conselho dos direitos LGBT

jornal O Fluminense

O prefeito Rodrigo Neves assinou ontem decreto que institui o Conselho dos Direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) no município. O Conselho terá entre as principais atribuições desenvolver ação integrada e articulada com o conjunto de secretarias e demais órgãos públicos para implantar políticas públicas comprometidas com a superação das discriminações e desigualdades devido à orientação sexual e identidade de gênero.

Ele será composto por 18 ' integrantes, sendo 60% da sociedade civil e 40% do poder público com mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Do poder público, participarão representantes da Codir (Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa), e secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Cultura, Ordem Pública, Assistência Social e Direitos Humanos. Os demais serão da UFF, OAB, organizações LGBT em funcionamento no município, Câmara de vereadores e cidadãos de notória atuação na promoção de direitos e cidadania LGBT e combate à homofobia.

Rodrigo Neves destacou a importância da medida: "Sermos a primeira cidade do estado do Rio a criar um conselho LGBT mostra que Niterói é diferente, que Niterói respeita a diversidade, que Niterói é contrà a homofobia. Vamos avançar muito", disse.

O coordenador municipal dos Direitos Difusos e Enfrentamento contra a Intolerância Religiosa, Fábio Lima, afirmou que Niterói é uma cidade de direitos.

"Niterói está começando a entender que desenvolvimento, progresso e uma gestão moderna ela se da a partir do reconhecimento do cidadão e da cidadã, e daquilo que eles anseiam e sonham. Niterói enfim é uma cidade de direitos", destacou.