11/08/2023 - 18:45 | última atualização em 15/08/2023 - 17:32

Neste Dia da Advocacia a OABRJ perguntou aos colegas: o que te dá #OrgulhoDeSerAdv?

Campanha das redes sociais da OABRJ revela motivações da advocacia fluminense

Yan Ney

Neste 11 de agosto, quando se comemora o Dia da Advocacia, é importante dar voz aos profissionais que trabalham para uma sociedade mais justa. Para cumprir esse propósito, as redes sociais da OABRJ divulgaram a campanha #OrgulhoDeSerAdv com a endagação: o que te dá orgulho na profissão?

Para Ronaldo Nunes, a advocacia é a oportunidade de garantia aos direitos individuais, ponto indispensável para um Estado democrático de Direito.

“Tenho muito orgulho da advocacia, de ser advogado, porque é a oportunidade que nós todos temos, a nossa classe tem, de defender os direitos das pessoas, defender a nossa classe e nossas prerrogativas. Isso é muito importante no Estado democrático de Direito”, explica.

Patricia Duarte diz que seu amor pela profissão lhe dá orgulho de ser advogada e fazer parte dos quadros da Ordem. O colega Pedro Moura conta que seu interesse pela profissão está ligado à oportunidade de lutar pela garantia das leis. “Tenho muito orgulho da minha profissão. Muito orgulho pelo que eu faço que é garantir o direito das pessoas, lutar por justiça e defender as leis. Sempre foi isso que me moveu e continuará me movendo por todos os dias da minha vida, até que eu feche meus olhos”.

A colega Gabriela Guimarães se refere à presença de advogados e advogadas na Constituição Federal, profissão prevista na Carta Magna. "O artigo 133 diz que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

“Eu tenho orgulho de ser advogada porque a nossa Constituição prevê que o advogado é indispensável à justiça. Nós somos instrumentos para garantir a justiça de todo cidadão”, conta Gabriela.

Mês da Advocacia: conferência será ponto alto das celebrações

A Constituição Federal, citada pela colega, será mote da XII Conferência Estadual da advocacia, celebrada no próximo dia 23 de agosto, na Marina da Glória. Este será o ponto alto das celebrações do Mês da Advocacia e contará com diversos painéis para discutir temas importantes do mundo jurídico. O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, publicou vídeo na manhã deste dia 11 convidando advogados e advogadas a participarem da conferência. Veja agora.

Logo nas primeiras horas da manhã deste Dia da Advocacia, dirigentes da OABRJ e da Caarj subiram o Cristo Redentor para participar de uma missa em homenagem à classe. Com o cair da noite, foi possível ver o monumento “vestir-se” de vermelho por mais um ano, com iluminação em alusão ao rubi, pedra símbolo da advocacia. A fachada da sede da Seccional também foi iluminada com as mesmas cores. Veja as fotos no carrossel abaixo.