26/09/2011 - 12:55

COMPARTILHE

Não deixe para fazer sua certificação digital em cima da hora

redação da Tribuna do Advogado

O processo eletrônico é uma realidade. Um exemplo disso é que 14 varas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) já funcionam com esse modelo. Porém, muitos advogados ainda não estão preparados para a digitalização e só realizam sua certificação quando suas ações são distribuída para uma dessas serventias. Isso leva a uma procura emergencial pelo serviço, que acaba nem sempre concluído a tempo do prazo processual.

Atenta a esse problema, a OAB/RJ recomenda que os colegas não deixem para realizar sua certificação em cima da hora. “O advogado sem certificado corre o risco de perder o cliente se o processo tramitar em uma vara digital, pois não haverá tempo hábil para realizar esse procedimento”, explica a presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da Seccional, Ana Amélia Menna Barreto.

O procedimento é simples: para os advogados que já tiverem cartão profissional com chip, basta clicar em Compre Aqui na aba Certificação do Painel Fique digital localizado na página inicial deste site. A taxa de R$120 do serviço pode ser quitada por boleto bancário, cartão de crédito ou voucher. Efetuado o pagamento, o colega deve agendar a validação em um dos cinco postos cadastrados pela Seccional.

Os profissionais que ainda não possuem o cartão com chip devem entrar em contato com Central de Atendimento OAB/Caarj pelo telefone 2730-6525 e solicitar o novo modelo para realizar o procedimento.
 
No painel da Campanha Fique digital também podem ser encontradas algumas notícias relacionadas ao processo eletrônico; a regulamentação interna dos tribunais; materiais como apostilas, vídeos e apresentações.
 
Abrir WhatsApp