28/07/2016 - 11:05 | última atualização em 28/07/2016 - 11:04

COMPARTILHE

Multa de R$ 1,5 mil por trafegar em faixa olímpica volta a valer, decide TJ

jornal O Globo

A Justiça do Rio decidiu nesta quarta-feira, dia 27, em segunda instância, que volta a valer a multa de R$ 1,5 mil para motoristas que trafegarem, sem autorização, pelas faixas olímpicas – reservadas a delegações e organizadores da Olimpíada.

A decisão, do desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ/RJ), defere pedido feito pela prefeitura após o desembargador Cláudio dell'Orto suspender a multa, em ação do Ministério Público (MP-RJ), na segunda-feira, dia 25.

Na ação civil pública, de 19 de julho, o MPRJ alega que o decreto que instituiu a penalidade é ilegal e inconstitucional.

A decisão desta quarta tem validade até o fim da realização da Olimpíada e da Paralimpíada, mas ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça.

Segundo o magistrado, a decisão anterior poderia comprometer a ordem pública durante a realização dos Jogos e que as faixas especiais foram elaboradas justamente para que a realização do evento não fosse afetada.
“A criação das faixas exclusivas constitui medida administrativa indispensável, fundada no interesse público, objetivando assegurar condições de eficiência na realização dos Jogos Rio 2016.“, avaliou na decisão.
Abrir WhatsApp