13/07/2016 - 11:06

MP denuncia 14 pelo desabamento de trecho da Ciclovia Tim Maia

jornal O Globo

O Ministério Público denunciou ontem à Justiça 14 pessoas por homicídio culposo, por causa do desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, durante uma ressaca no dia 21 de abril. Duas pessoas morreram no acidente. Entre os acusados, estão sete funcionários da Geo-Rio, técnicos do consórcio construtor e de duas empresas que participaram do desenvolvimento do projeto, de acordo com reportagem do site G1. A ação é movida pelos promotores Marisa Paiva e Alexandre Graça, que decidiram excluir um dos indiciados no inquérito policial e incluir outra pessoa, que não havia sido considerada responsável pelo acidente durante a investigação.

Caso sejam considerados culpados, eles podem ser condenados a penas de dois a oito anos de prisão. Entre os denunciados, estão os engenheiros da Geo-Rio Marcus Bergmam, Juliano de Lima e Geraldo Baptista Filho, autores do projeto básico da ciclovia. Segundo o inquérito, a principal falha foi não terem previsto a incidência de ondas sobre a ciclovia.

Os outros acusados da prefeitura são os também engenheiros Fábio Lessa Rigueira, Ernesto Ferreira Mejido e Fábio Soares de Lima, além do geólogo Élcio Romão, responsáveis pela fiscalização da obra.

Um novo denunciado

Os promotores também denunciaram funcionários do consórcio Contemat/Concrejato, responsáveis pelo projeto executivo e pela construção da ciclovia: os engenheiros Marcello José Ferreira de Carvalho, lonnis Saliveiros Neto, Jorge Alberto Schneider e Fabrício Rocha Souza.

Da Engemolde Engenharia, construtora dos pilares, foram denunciados Cláudio Gomes de Castilho Ribeiro e o projetista Nei Araújo Lima.

Pela empresa Premag, que construiu a pista que caiu, foi denunciado o engenheiro Luiz Edmundo Andrade Pereira, que não havia sido indiciado pela polícia. Já o o engenheiro Luiz André Moreira Alves, da Defesa Civil, citado no inquérito, não foi denunciado pelo Ministério Público.

A prefeitura disse que sempre esteve à disposição da polícia, que já prestou todos os esclarecimentos e que agora aguarda o andamento do processo. O consórcio Contemat/Concrejato declarou que não se manifestaria, por não ter sido informada do indiciamento. A Engemolde Engenharia, que nos depoimentos alegou que apenas produzira peças pré-moldadas para alguns trechos da ciclovia mas não a parte que caiu - , preferiu não se manifestar. Os outros denunciados não foram localizados.

A Ciclovia Tim Maia foi construída para interligar as pistas para ciclistas entre o Centro, a Zona Sul e a Zona Oeste. A parte da Avenida Niemeyer foi inaugurada em 17 de janeiro deste ano, ao custo de R$ 44 milhões, e seria conectada a outro trecho construído no Elevado do Joá, que já está pronto, mas ainda não foi aberto ao público.

Obra paralisada pela Justiça

Em junho, o prefeito Eduardo Paes chegou a anunciar a reconstrução do trecho da Niemeyer, prevendo que a ciclovia seria reaberta em agosto. Mas a obra foi paralisada por uma liminar da Justiça, a pedido do Ministério Público Federal. O MP defende uma reavaliação de toda a estrutura e não apenas do trecho que caiu.