06/08/2008 - 16:06

Ministro Asfor Rocha é eleito para presidência do STJ

Ministro Asfor Rocha é eleito para presidência do STJ

Do site do STJ

06/08/2008 - Nesta terça-feira, dia 5, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu, por unanimidade, o ministro Cesar Asfor Rocha, 60, para ocupar o cargo de presidente da Corte e do Conselho da Justiça Federal (CJF), órgão encarregado da supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeira e segunda instâncias. A duração do mandato é de dois anos.

Magistrado de perfil dinâmico e inovador, o ministro Cesar Asfor Rocha é defensor de um Judiciário moderno, que atenda prontamente aos anseios da sociedade, e de uma Justiça mais ágil e democrática. O presidente eleito persegue a conciliação entre valores como a celeridade e a segurança, imprescindíveis na prestação jurisdicional.

Na ocasião, o Pleno elegeu, também, o ministro Ari Pargendler, 63, para ocupar a vice-presidência da Corte. Considerado um magistrado criterioso, o ministro Pargendler preocupa-se com a crise de identidade que atinge o STJ, resultante do elevado número de processos que é chamado a decidir, sem qualquer relação com a finalidade para a qual foi criado: "A de manter a integridade da legislação federal, uniformizando as decisões judiciais".

Em nome da Corte, o decano, ministro Nilson Naves, parabenizou o ministro Cesar Rocha fazendo votos de muitas realizações à frente dos novos desafios.

O presidente eleito também parabenizou o ministro Pargendler, destacando os valores, a correção de sua atuação, o amor à magistratura e a sua grande cultura. "Tenho certeza de que contarei com sábios conselhos nessa jornada", salientou o ministro.

A posse ocorre no próximo dia 3 de setembro. Estiveram presentes à eleição o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Alberto Menezes Direito, o ministro aposentado do STJ Costa Leite e os desembargadores Benedito Gonçalves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e Fernando Ximenes, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará.