16/06/2016 - 10:15 | última atualização em 15/06/2016 - 19:10

Ministério do Trabalho embarga obra no Terminal Alvorada

jornal O Globo

O Ministério do Trabalho embargou as obras de ampliação do Terminal Alvorada, na Barra. A informação foi confirmada pela Secretaria municipal de Obras (SMO) nesta quarta-feira, dia 15. O órgão federal afirma que auditores-fiscais do Trabalho lavraram 24 autos de infração devido ao descumprimentos de disposições expressas nas Normas Regulamentadores que colocam "em grave e iminente risco a integridade física dos trabalhadores".

As irregularidades foram encontradas na última sexta-feira durante inspeção dos fiscais. Foram encontrados problemas na sinalização da obra, falta de isolamento do canteiro, emendas na fiação, falta de aterramento dos contêineres que serviam como área de vivência e entulho na área de trabalho. Os agentes também encontraram trabalhadores sem equipamento de proteção individual.

De acordo com a secretaria de obras, a empresa responsável pela execução dos trabalhos, Construtora Globo, já está atendendo as exigências feitas pelo órgão, e tão logo sejam cumpridas, os canteiros serão reavaliado para que os trabalhos possam prosseguir. Ainda de acordo com a secretaria, a paralisação não afeta o cronograma de obras, com entrega prevista para julho.

O aumento do espaço físico do terminal, orçado em R$ 30 milhões, começou no dia 9 de julho de 2015. A obra é parte das ações de ampliação do BRT Transoeste, do Terminal Alvorada até a estação do Metrô no Jardim Oceânico.

Duas passarelas de pedestres do terminal também estão sendo ampliadas e uma nova bilheteria será instalada. Além disso, estão sendo criados outros acessos para os ônibus alimentadores, além do aumento nas posições de embarque e desembarque do BRT, de 11 para 22.

"Uma ação de fiscalização conduzida pelo Ministério do Trabalho embargou na última sexta-feira (10), a obra de ampliação do Terminal Alvorada, no Rio de Janeiro. A obra está ampliando os corredores de trânsito para passagem de ônibus convencionais e BRTs, de responsabilidade da empresa Globo Construções e Terraplanagem LTDA.

Auditores-fiscais do Trabalho lavraram 24 autos de infração devido ao descumprimento das disposições expressas nas Normas Regulamentadoras, irregularidades que, segundo relatório técnico, colocam 'em grave e iminente risco a integridade física dos trabalhadores'.

A equipe de fiscalização do Ministério do Trabalho identificou irregularidades na sinalização da obra, falta de isolamento do canteiro, emendas na fiação, falta de aterramento dos contêineres que serviam como área de vivência e entulho na área de trabalho. Foram verificados ainda trabalhadores sem equipamento de proteção individual.

A empresa recebeu relatório de embargo com todas as medidas que precisam ser adotadas para liberação da obra".