01/04/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Ministério Público vai devolver policiais em 15 dias

Ministério Público vai devolver policiais em 15 dias

 

 

Do jornal O Dia

 

01/04/2009 - Cem policiais militares cedidos ao Ministério Público estadual (MP) serão devolvidos ao Comando-Geral da PM nos próximos 15 dias.A medida, como O DIA antecipou há um mês, cumpre o decreto 41.687, de 11 de fevereiro de 2009, do governador Sérgio Cabral. A determinação diz que a partir de março os órgãos público mandem de volta os agentes ou passem a arcar com as despesas dos respectivos salários.

 

Até agora, apenas o MP optou pela devolução.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança, o Poder Executivo gasta R$ 3,2 milhões por mês para pagar os salários de todos os policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários que estão cedidos a órgãos como Alerj, Tribunal de Justiça e MP. Só com o 'batalhão azul' lotado no MP, por exemplo, o gasto é de R$ 450 mil por mês.

 

Pensando na economia que o setor terá quando os órgãos do Judiciário e do Legislativo passarem a custear os salários dos agentes não devolvidos, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, enviou ao governador Sérgio Cabral uma proposta de criação de um fundo estadual de segurança. Cabral deve assinar o decreto em duas semanas.

 

A ideia de Beltrame é que 30% do dinheiro economizado seja depositado no fundo. O objetivo é investir em projetos coordenados pela própria secretaria.

 

O percentual pedido por Beltrame ainda está sendo estudado pelo governo.

Abrir WhatsApp